[Resenha] Dissonâncias

12 de dezembro de 2017

Título: Dissonâncias
Autor: David Rocha
Editora: Pedregulho
Páginas: 78
Ano: 2017
Adicione ao Skoob
*Cortesia do autor


Sinopse: Dissonâncias é a poética das coisas simples, do cotidiano na brevidade dos versos. Os textos vibram e pulsam, ainda que o ímpeto seja de morte. É dessa maneira que David Rocha nos convida a pensar os acontecimentos mais singelos e a romper o asfalto feito feia flor que não se enverga aos calcanhares duros da indiferença e da farda.

Resenha
Dissonâncias é uma obra que nos traz temas complexos através de poesias simples e profundas, nas quais podemos perceber o cotidiano sendo retratado de maneira real e críticas à sociedade e seu sistema divisório, preconceituoso.

A poesia de David Rocha exprimi o sentimento de quem sofre com uma política opressora e vive à margem de uma sociedade que impõe as suas regras.
"A autoridade grita
O pobre obedece
A polícia age
O preto padece
O povo clama
A justiça emudece"
Temos no livro poesias concretas (para saber mais sobre poesia concreta clique aqui e leia uma postagem completa sobre o assunto) de excelente qualidade e ilustrações que agregam um belíssimo visual à obra.

Na imagem aqui embaixo eu deixei uma das que eu mais gostei e que me lembrou muito Ovonovelo do Augusto de Campos. Achei interessante a maneira como o poeta compôs o gráfico da poesia,  fazendo com que o leitor se atente ao que está escrito e admire as palavras ganhando forma.
"Mais um passinho para trás.
E de passinho em passinho
O Brasil se faz."
Minha impressão
Esse livro chegou até mim após um contato do autor, assim que fui apresentada à obra eu me interessei e fiquei curiosa para ler. Eu gosto muito de poesias e quando o livro chegou eu dei uma olhadinha rápida pelas páginas, logo percebi que me encantaria com a leitura. 

David Rocha fala abertamente sobre a realidade vivida principalmente por pessoas pobres e por negros, mostra as dificuldades enfrentadas diariamente e o faz com intensidade. O livro traz questionamentos sobre diversos temas e faz com que o leitor reflita sobre eles. 

Eu não poderia terminar essa resenha sem expressar a minha opinião sobre a escrita concretista de David Rocha. Me agradou muito! A disposição das palavras nas folhas, os gráficos dos poemas, os significados de cada um, é uma obra completa e rica em qualidade. 

Sem dúvidas é um livro que eu recomendo a leitura. 

Minha nota para o livro

9 comentários:

  1. Iniciei esse ano com a promessa de ler mais poesias, mas falhei =/
    Preciso voltar a ler e super me interesse por esse livro <3
    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Achei bem legal a temática do livro e adorei o poema que você inseriu na resenha, mas, infelizmente, não gosto muito de ler poemas, preciso sair da zona de conforto e mudar isso já!
    Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  3. Poesia é o suspiro da alma, sempre digo isso porque acho uma verdade irrevogável. Gosto da premissa dos poemas do David, trazendo a nossa realidade para o livro. Não conhecia a obra, mas espero poder ler.
    Aproposito, o livro está lindo.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oiie
    Anos atrás eu não gostava muito de livros assim, mas meu gosto mudou e ultimamente tô lendo de tudo um pouco. Esse livro parece ser muito bom, adorei. Já quero ler. Resenha maravilhosa.
    Bjos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pela resenha. Amo livros de poesias, adorei o tema também. Tratar de assuntos pesados e reais assim em forma poética é incrível. Refletir sobre o tema, sentir algo além da nossa redoma.

    ResponderExcluir
  6. nossa, adoro poesia e com esse quê de crítica social, já vi que vou me encantar com a obra... *--*
    deve ser uma leitura intensa e maravilhosa...
    bjs :D

    ResponderExcluir
  7. Parece ser um livro de poesias maravilhosas. Gosto bastante de poesia concreta, com certeza é uma maneira de enriquecer ainda mais a leitura. Fiquei bem curiosa.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  8. Oie! O livro é lindo mas eu não gosto de ler poemas, fico entediada facilmente, infelizmente. Mas amei as fotos, a edição está de parabéns. Amei sua resenha!

    ResponderExcluir
  9. Beatriz, que legal! Já tem um tempo que não vejo poesia concreta. Eu estudei um pouco na universidade, mas não me tornei leitora desse tipo de poesia.
    O que chama atenção na poesia do David Rocha é que tem uma proposta de denuncia. Uma poesia engajada. Gostei mesmo de ler os poemas destacados por você.

    Beijos

    ResponderExcluir