[Resenha] Maria Isabel e Soraia

13 de novembro de 2017

Título: Maria Isabel e Soraia
Autora: Nara Tosta
Editora: Bambual
Páginas: 176
Ano: 2017
Adicione ao Skoob
*Cortesia da Oasys Cultural


Resenha
A obra é dividida em duas partes: Primeiro conhecemos Maria Isabel, uma mulher com problemas no casamento; depois conhecemos Soraia, uma mulher que perdeu o grande amor de sua vida. O livro faz parte da coletânea Mulheres em Cena, que possui dois livros (até o momento) - Maria Isabel e Soraia e Em Poesia (resenha aqui).
Maria Isabel é uma dona de casa que está enfrentando uma crise no casamento. O relacionamento esfriou há muito tempo e ela não aguenta mais as desculpas de seu marido para o distanciamento entre eles. Ela tem o emocional muito frágil e o marido não lhe dá o apoio necessário, seu único conforto dentro de casa é o filho do casal.

Maria Isabel quer salvar o seu casamento e vai tentar de todas as maneiras atrair a atenção do marido novamente. No meio de toda a bagunça que está a sua vida, ela conhece alguns homens e acaba se envolvendo com eles. Ela sente a culpa por manter relações extraconjugais, mas percebe que não pode viver presa a um casamento onde somente um dos lados dá valor a ele. Maria Isabel fica dividida e não sabe o que fazer, mas quando as coisas pareciam se acertar, ela resolve abrir um negócio e isso faz com que o seu marido lhe mostre um lado desconhecido por ela até então.
Soraia é uma mulher com um passado doloroso. Aos 17 anos foi obrigada pela sua mãe a se casar com um desconhecido e viveu os anos seguintes sob as duras regras do marido, ele nem mesmo permitia que ela trabalhasse fora de casa. Quando conseguiu se divorciar, ela se especializou como cabeleireira e agora é uma empresária de sucesso, que mora com os dois filhos e é feliz.

A vida de Soraia muda quando a sua irmã lhe conta que o único homem que ela amou havia falecido. Soraia fica extremamente abalada com a notícia e perde o desejo de viver, entra no vício alcoólico e a cada dia se afunda mais. Mas a morte de Gustavo lhe traz muitas surpresas. Soraia vai descobrir a verdade a respeito de seu passado e vai encontrar forças para recomeçar a sua vida onde jamais imaginou.
"As mulheres dos contos que escrevi nos ensinam que é simples ter vida-feliz, vida-alegre, vida-encantada. Vida, simplesmente, vida! Elas são mulheres "Livres e transformadas", que sonham, desejam, buscam, se decepcionam, se apaixonam, desapaixonam, gritam, dizem basta, e vão à luta!" - Palavras da autora, trecho.
Minha impressão
Antes de começar a falar sobre as histórias eu quero dizer que essa edição está belíssima, muito caprichada e delicada. Eu ainda não conhecia o trabalho da editora Bambual e gostei desse primeiro contato com uma publicação deles. 

A escrita da Nara Tosta é muito envolvente e as duas histórias são muito reais. São duas mulheres que passam por grandes transformações e podemos acompanhar todo esse processo em cada uma delas. Eu confesso que gostei mais do primeiro conto, mas o segundo também é interessante e cheio de mensagens importantes.

Maria Isabel é uma mulher que está passando por um momento ruim no casamento e ao mesmo tempo começa a se envolver com outros homens, não sem carregar a culpa por isso. Situação de muitas mulheres que estão presas ao casamento e não têm o companheirismo, a compreensão, ou sequer o amor de seus maridos. Vivem em um casamento de fachada. Não, o livro não faz um incentivo à traição, mas mostra o lado da mulher nesses casos. E também não diz ser certo ou errado trair, apenas faz com que possamos refletir sobre.

Soraia se acaba quando o seu único amor morre, eles não tiveram a chance de viver esse amor, foram privados disso pela mãe dela. Soraia entra em um estado deplorável e se afasta cada vez mais dos filhos e da irmã. A irmã é uma esposa submissa ao marido, que suporta todas as traições e humilhações -  comportamento que lhe foi passado pela mãe. Este conto traz muitas mensagens impactantes e também de reflexão.

Enfim, é um livro curtinho e de leitura rápida. Uma obra necessária nos dias atuais, com empoderamento feminino e sororidade. Leitura recomendada!

Minha nota para o livro

16 comentários:

  1. Oi tudo bem?
    Adoro livros que trazem mulheres girl power e acredito que as protagonistas desse livro são mesmo mulheres empoderadoras! Nunca tinha ouvido falar dessa obra mas fiquei bem curiosa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Nossa, que tudo esse livro! Não conhecia ainda, mas fiquei mega curiosa para ler, deve ser uma história incrível!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Nossa, eu adorei! Acho que ia gostar muito desse livro. Gosto quando há uma crítica ou empoderamento nas histórias, mas sem ser uma situação "paradidática", sabe? E, de certo modo, a mensagem que esse livro me pareceu passar, parece se encaixar nisso. Muito bom, dica anotada!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o capricho da edição, pelas fotos se nota. Fico mais instigada a leitura, por descobrir que o livro se trata de dois contos
    distintos, todos sabem o quanto amo livros do gênero. Anoto a dica, mesmo me assutando um pouquinho com a aprte do empoderamento rsrs

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá :)
      Por que a parte do empoderamento de assustou um pouco? Não é um livro daqueles que te obrigam a ver as verdades pelo ponto de vista dele e querem te fazer segui-la a todo custo. Pelo contrário, a obra abre espaço para reflexões sobre os temas abordados.

      Excluir
  5. Eu gosto muito quando a obra foge do maniqueísmo e traz a história, um ponto de ideia que dá pano para debate, também a edição linda e a proposta, certamente dica anotada.

    ResponderExcluir
  6. Oiii Beatriz

    Fico feliz em saber o quanto o livro te conquistou, me parece uma história bem importante mesmo para os dias atuais. A edição parece estar impecável também, super bom gosto.

    Beijos

    alcieandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, que bom saber que curtiu esse livro, pois ele será uma das minhas próximas leituras. A edição está mesmo muito bonita. Amo contos, e depois da sua resenha, fico ainda mais animada para ler o livro.

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia essa obra, mas confesso que não me atraiu.
    Apesar de gostar de histórias que tragam personagens tão humanas e reais, como parecem ser Maria Isabel e Soraia, não me senti instigada a ler nenhum dos contos. Além disso, o fato de serem contos representa outro problema para mim, pois é um tipo de leitura que tenho muita dificuldade.
    De qualquer forma, sua resenha está muito completa e fico feliz que você tenha gostado da leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Bea,
    Infelizmente dessa vez o livro não me chamou muita atenção, e não gostei muito dessa história da mulher ser casada e sair traindo,mesmo que a autora não diga se isso é errado ou certo para mim isso não é desculpa se não está feliz então dÊ um jeito e não saia por ai aprontando,esse é o meu ponto de vista pelo menos. Mas enfim, fica para próxima.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    https://leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Realmente o livro tem um.projeto gráfico bem bacana. Fiquei com bastante vontade de ler essa história e conhecer mais da vida dessas mulheres. O fato da leitura ser rápida me agrada bastante.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  11. A capa do livro é bem bonita mesmo. Acho importante lermos livros com personagens com várias nuances. Vou anotar a dica. Eu fiquei aqui pensando nas inúmeras mulheres que vivem diariamente a realidade das duas histórias narradas no livros.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oii! As histórias dessas duas mulheres parecem ser bem interessantes e reais, fiquei curiosa para saber como será o desenrolar delas. A edição está linda mesmo e bem delicada, espero conferir essa obra um dia. Bjss!

    ResponderExcluir
  13. oi, Beatriz. Não conhecia a autora nem a editora mas confesso que fiquei interessada na premissas dessas histórias... gosto de leituras do tipo, que acabam me colocando em reflexão por dias...
    as edições estão bem caprichadas...
    bjs...

    ResponderExcluir
  14. Olá,

    Desconhecia essa obra, mas adoro livros que trazem personagens femininas empoderadas e muitas lições de vida. Curto bastante essa coisa mais reflexiva, espero ler esse livro.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Mesmo que você tenha falado sobre não apoiar ou não a traição, eu não iria gostar da protagonista então não seria muito legal pra mim. A segunda história parece melhor. Mas deixo a dica passar no momento.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir