[Resenha] Minha Vida Mora ao Lado

15 de março de 2018

Título: Minha Vida Mora ao Lado
Autora: Huntley Fitzpatrick
Editora: Valentina
Páginas: 320
Ano: 2015
Adicione ao Skoob
*Cortesia da editora


Sinopse: Os Garrett são tudo que os Reed não são. Barulhentos, caóticos e afetuosos. São de verdade. E, todos os dias, de seu cantinho no telhado, Samantha sonha ser uma deles, ser da família. Até que, numa noite de verão, Jase Garrett vai até lá e...
Quanto mais os adolescentes se aproximam, mais real esse amor genuíno vai se tornando. Contudo, precisam aprender a lidar com as estranhezas e maravilhas do primeiro amor. A família de Jase acolhe Samantha, apesar dela ter que esconder o namorado da própria mãe.

Até que algo terrível acontece, o mundo de Samantha desmorona e ela é repentinamente forçada a tomar uma decisão quase impossível, porém definitiva. A qual família recorrer? Ou, quem sabe, Sam já é madura o bastante para assumir suas próprias escolhas? Será que está pronta para abraçar a vida e encarar desafios?
Quem você estaria disposto a sacrificar pela coisa certa a se fazer? O que você estaria disposto a sacrificar pela verdade?

Resenha
Samatha é uma jovem de dezessete anos, quem olha de fora enxerga apenas uma vida perfeita e cheia de facilidades. Ela é de uma família muito rica, a sua casa vive na mais completa organização e limpeza, a mãe da Sam é completamente ligada à política e agora está concorrendo a uma cargo importante. Mas Samantha não é uma patricinha fútil, pelo contrário, ela é uma jovem consciente e responsável, trabalha em dois lugares, é muito inteligente e ótima amiga.

Ao contrário da famiília da Sam, Os Garret - que moram ao lado - são uma bagunça só. A família é enorme e parece ser muito animada. Samantha os vigia há anos, desde que se mudaram para lá, e sempre teve vontade de se aproximar deles, mas a mãe proibiu qualquer contato entre as famílias, para ela, os Garret são uma vergonha e desvalorizam o lugar.
Os Garret enfrentam muitas dificuldades, não só financeira, mas eles são alvo de preconceito e precisam lidar com pessoas criticando-os constantemente. Seja onde for, sempre vai haver alguém para falar sobre: a mãe amamentando um bebê em público, métodos anticoncepcionais, roupas mais adequadas para as crianças, o gasto de se ter muitos filhos e blábláblá, a vizinhança é daquelas em que todo mundo quer dar pitaco na vida alheia.

O que mais  atrai a Samantha nos Garret é que eles são uma família real, não só uma aparência bonita como é a casa dela. A mãe de Sam praticamente não para mais em casa, o trabalho está consumindo todo o seu tempo e a filha entrou em segundo plano. A irmã da Samantha está viajando e quando voltar vai para a faculdade, então serão apenas Sam e a mãe. Essa era a perspectiva no início do verão, mas as coisas mudaram!
A primeira mudança começou com o Clay, um babaca que está namorando a sua mãe. Ele é extremamente manipulador e consegue convencer a mãe dela a fazer o que ele quer em qualquer circunstância. A segunda mudança é que Samantha agora tem total liberdade na casa dos Garret. Além de ser a babá ela está namorando um dos filhos mais velhos, o Jase.

Jase é um jovem trabalhador e está sempre disposto a ajudar, a amizade entre eles começou de repente e foram se aproximando cada vez mais, até que perceberam os sentimentos que sentiam um pelo outro e se entregaram ao amor. Eles são um casal lindo e fofo, mas vão passar por uma situação complicada. Algo muito ruim acontece e Samantha precisa fazer a sua escolha. A cada dia Samantha sofre por não fazer nada, tudo aponta para uma direção: fazer a coisa certa. Mas em seu coração há um conflito. Fazer o certo pode ferir alguém que ela ama, mas não fazer pode trazer consequências drásticas. Decidir entre o certo e o errado nunca foi tão difícil.
Minha impressão
É um romance leve e envolvente e eu gostei muito da leitura. Samantha não é aquela riquinha mimada, ela trabalha para conquistar as coisas por conta própria. O namoro entre ela e o Jase é lindo, os dois são ainda muito jovens e vão descobrindo as coisas juntos, no decorrer da leitura podemos acompanhar o crescimento do amor, da lealdade e da cumplicidade entre eles.

Os personagens secundários também ganham destaque na trama, Tim (irmão da melhor amiga da Sam, a Nan) tem alguns vícios e os pais fingem não saber e não fazem nada para ajudar; Nan começa a mostrar para a Samantha um lado que até então ela desconhecia e a amizade delas fica abalada; Clay é um homem inescrupuloso que só pensa em si e em seus lucros, não exita em prejudicar alguém para conseguir o que quer.

Há um notável atrito entre Samantha e Clay e a mãe dela opta por não se impor, seguindo sempre os conselhos do Clay. A Sam percebeu algo de errado nele assim que ele apareceu e durante toda a trama ela não consegue engolir o namoro da mãe, mas também não tenta acabar com ele, deixa a mãe ser feliz do modo dela. Mas o cara é intragável!

A leitura foi muito agradável para mim, a história me cativou de verdade e os personagens me conquistaram. Só senti falta de mais esclarecimentos em certos assuntos, como a amizade entre a Samantha e Nan e a impunidade de uma pessoa para algo ruim que ela fez. Eu senti falta de algo mais no final, talvez um epílogo explicando o que aconteceu depois de tudo, embora os dois últimos capítulos façam isso, mas acho que algo mais aprofundado teria ficado ainda melhor.

Minha Vida Mora ao Lado é um YA que pode agradar a todos os públicos e que eu recomendo a leitura! É muito amorzinho!!!

Minha nota para o livro

9 comentários:

  1. Olá!

    Acho, logo de cara, que eu ia gostar desse livro. Amei a sua resenha e os pontos que destacou dela e de cada personagem. Acho que ia ser um livro gostoso de ler e, por isso, estou anotando a dica aqui.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oiii beatriz

    Realmente é um romance bem leve, acho que senti falta de mais reviravoltas na trama, eu esperava que houvesse mais conflitos e por volta da metade estancou um pouco a história pra mim e eu fiquei meio que sem vontade de seguir lendo. Mesmo assim achei um livro bom, bem doce e os personagens são realistas, faceis de conectar com o leitor. A familia do Jase é ótima.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Beatriz, tudo bem?
    Quando comecei a ler a sua resenha pensei: "Já li algo parecido antes..kk"
    Mas, até o final percebi que o livro é um romance que posso vir a ler ainda esse ano, gosto de livros com personagens realistas e com personagens fortes.
    Dica anotada, estou apaixonada pelas fotos que você posta no seu blog, parabéns!

    Beijos e abraços
    http://vickyalmeida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Acho que deve ser um romance legal para ler, fico curiosa para saber o que pode ter acontecido de ruim que exige uma decisão tão séria da protagonista da história. Vou tentar procurar o livro.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre vi essa capa e achei que fosse um suspense ou algo assim, me surpreendi ao saber que era um romance. Achei essa proposta bastante bacana, mostra os opostos, um morando ao lado do outro, isso me parece genial, ainda mais quando as realidades se colidem, né? Adorei a dica e pretendo ler em breve.

    ResponderExcluir
  6. Um livro despretensioso, mas pelo visto capaz de me fazer suspirar. Mas é uma peninha ter ficado alguns pontos sem esclarecimentos e claro que fiquei curiosa para saber que pessoa fez algo ruim e que algo foi esse, mas para livro amorzinho eu toparia a leitura.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá Beatriz, pelos seus comentário o livro parece ser bem amorzinho, com bons personagens e uma trama mais leve *-* Vou deixar ele anotado para quando quiser uma leitura mais leve.

    ResponderExcluir
  8. Olá Bia,
    Eu tenho que confessar que sempre quis ler esse livro por conta dessa capa amorzinho que ele tem. Eu não tinha me aprofundado muito na história e achei muito interessante essa diferença entre os personagens, mas o que achei mais positivo foi que a Sam não é mimada, que ela vai atrás das coisas que quer. Acho que devo me arriscar nessa leitura que parece ser leve e envolvente.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  9. Faz tempo que quero ler esse livro, mas sempre acabo comprando outros livros na frente. rsrs
    A trama me interessou bastante, principalmente por saber que a personagem não é mimadinha. Uma pena saber que o final podia ter mais algumas explicações, é tão ruim quando isso acontece.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir