[Resenha] O Jardim das Borboletas

29 de janeiro de 2018

Título: O Jardim das Borboletas
Autora: Dot Hutchison
Editora: Planeta
Páginas: 304
Ano: 2017
Adicione ao Skoob
*Cortesia da editora para ser resenhado no blog Thays m. de Lima, onde esta resenha foi postada originalmente por mim.

Sinopse: Quando a beleza das borboletas encontra os horrores de uma mente doentia. Um thriller arrebatador, fenômeno no mundo inteiro. Perto de uma mansão isolada, existia um maravilhoso jardim. Nele, cresciam flores exuberantes, árvores frondosas... e uma coleção de preciosas “borboletas”: jovens mulheres, sequestradas e mantidas em cativeiro por um homem brutal e obsessivo, conhecido apenas como Jardineiro. Cada uma delas passa a ser identificada pelo nome de uma espécie de borboleta, tendo, então, a pele marcada com um complexo desenho correspondente. Quando o jardim é finalmente descoberto, uma das sobreviventes é levada às autoridades, a fim de prestar seu depoimento. A tarefa de juntar as peças desse complexo quebra-cabeça cabe aos agentes do FBI Victor Hanoverian e Brandon Eddinson, nesse que se tornará o mais chocante e perturbador caso de suas vidas. Mas Maya, a enigmática garota responsável por contar essa história, não parece disposta a esclarecer todos os sórdidos detalhes de sua experiência. Em meio a velhos ressentimentos, novos traumas e o terrível relato sobre um homem obcecado pela beleza, os agentes ficam com a sensação de que ela esconde algum grande segredo.

Resenha
O mais belo jardim é também o mais macabro de todos. Um jardim colorido e agradável aos olhos... até se conhecer a verdade por trás de toda a beleza. Um jardim onde estão borboletas especialmente selecionadas, veneradas pelo seu "jardineiro"; uma a uma elas são colocadas em uma nova realidade, uma fantasia medonha e aterrorizante; essas borboletas são, na verdade, meninas sequestradas, trancafiadas, abusadas e torturadas. O jardim é um cativeiro.

Tudo naquele lugar é aterrorizador demais, as meninas chegam apavoradas e cada segundo a mais aumenta o desespero, até se darem conta de que nunca mais sairão de lá. O jardim já existe há décadas e nunca havia sido descoberto. Essas meninas vivem sob pressão psicológica constante e sentem o medo da morte iminente. Borboletas têm vida curta, elas também. E são lembradas diariamente que têm prazo de validade e ele diminui com o passar dos dias.
O processo de adaptação é doloroso, até aceitarem a nova condição é um período de choro e negação. O sequestrador é conhecido por Jardineiro (afinal, é ele quem cuida do seu jardim secreto) e ele marca todas meninas com tatuagens minuciosas que as transforma em suas borboletas. Quando as tatuagens são completadas elas ganham um novo nome e acontece o primeiro estupro. Muitos outros acontecerão.
"- É o seguinte, isso aqui é aterrorizante, chocante e uma puta injustiça, mas o fato é que estamos aqui como hóspedes involuntárias de um homem que vai querer sua companhia e, quase sempre, sexo. Às vezes, o filho dele também vai procurá-la. Você agora pertence a eles, que vão fazer tudo o que quiserem com você, inclusive marcar seu corpo como uma propriedade deles."
O Jardineiro é um homem asqueroso, doentio, acredita estar cuidando de suas borboletas. Ele acredita amá-las verdadeiramente, acredita ser zeloso, piedoso. É tudo uma ilusão. Ele é um estuprador, pedófilo, assassino, psicopata. Pior que ele é o filho dele. Avery gosta de provocar medo e se excita ao ver a menina sofrendo. Ele as tortura, algumas meninas foram tão brutalmente maltratadas durante os estupros que chegaram a morrer. Os dois são abomináveis, mas as borboletas têm mais medo do filho pela intensidade com que são torturadas.
A vida de Maya antes do jardim já era muito ruim. Ela foi uma criança negligenciada pelos seus pais, conviveu com pessoas más o tempo todo. Desde muito cedo precisou aprender a se cuidar sozinha e a lidar com situações desagradáveis. Quando acordou no jardim ela se recusou a chorar ou se desesperar, assumiu uma postura completamente diferente de todas as borboletas que já haviam passado por ali e logo despertou um interesse maior do Jardineiro e no filho dele também.

Maya passou a ser como uma líder para as meninas, mais como uma mãe. Quando precisavam desabafar, buscar consolo, ou apenas se desligar um pouco de toda a crueldade que as cercava... elas sempre procuravam por Maya. Quando o jardim foi descoberto (isso não é spoiler, está na sinopse e a trama se desenvolve a partir deste fato) e as sobreviventes foram levadas ao hospital, Maya foi levada à delegacia para ser interrogada. Ao que parece, ela sabia muito mais do que dizia e a polícia queria descobrir o segredo que ela tanto escondia.
Minha impressão
O Jardim das Borboletas é um livro perturbador e instigante, a autora desenvolveu tão bem a trama que é como se estivéssemos naquela sala de interrogatório ouvindo Maya falar, é tão real que nos envolvemos com as personagens e sofremos por tudo o que elas passam no jardim.

O enredo aborda assuntos fortes como pedofilia, estupro e síndrome de estocolmo, mas não relata em detalhes as cenas de abuso, a autora deixa implícito o que vai acontecer, chega a narrar o que precede o ato em si, mas não o mostra claramente. É um livro para quem ter estômago forte porque ele vai mexer com o psicológico do leitor.

Maya é uma jovem intrigante, ela esconde algo da polícia e seu segredo só será revelado no final. Confesso que eu não esperava pelo que descobri, fiquei muito surpresa, mas também achei o tal segredo superestimado durante a leitura, mas ainda assim é tão terrível quanto todo o resto.

É uma obra inteligente e que eu recomendo a leitura, mas aviso que é impactante e intensa.

Minha nota para o livro

16 comentários:

  1. Sou completamente apaixonada por enredos do tipo, são dramas fortes que desperta a minha empatia, pois por mais que seja um livro sabemos que coisas assim acontecem. Desde que eu vi a primeira resenha deste livro fiquei mega curiosa para saber quem realmente é Maya, sem dúvida é uma leitura que preciso fazer.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá! Que resenha completa. A leitura não deve ter sido fácil mas pelo jeito que você contou na resenha deu vontade de ler só pra descobri o segredo. Gostei bastante da sua escrita, até parece que eu estava ouvindo a historia em volta da fogueira num acampamento! Ótima dica!

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Nossa, não conhecia esse livro, mas parece ser mesmo uma história bem perturbadora. Adorei sua resenha e fiquei curiosa pra ler a obra, principalmente por tratar de temas fortes.

    Beijos,
    https://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nossa... Eu fiquei perturbada apenas lendo a resenha... Tem que ter estômago forte para ler esse livro. Não é o tipo de leitura que eu ousaria adentrar.

    Bjs.
    Amanda Nery
    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    No momento estou fugindo de livros com enredo dramático, denso e impactante. E, ao mesmo tempo, achei o livro riquíssimo em detalhes, pois trás assuntos que devem ser problematizados pela sociedade.

    Dica anotada.

    ResponderExcluir
  6. Oi tudo bem?
    Adoro esse tipo de leitura, mas fico muito emotiva e super fragilizada com os protagonista. Pelo que entendi da sua resenha que ficou maravilhosa, trabalha muito com o psicológico, estou ansiosa para ler, não conhecia esse livro, mas com certeza irei ler, obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Uau. Nossa, se só a sua resenha já me deixou meio abalada, eu imagino como a história não deve ser... Não sei se eu conseguiria ler esse livro, justamente por tratar de temas tão pesados, mas não nego que fiquei curiosa quanto ao segredo de Maya.

    Abraços,
    http://literaleitura2013.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, esse é um livro que quero muito ler, ainda mais depois da sua ótima resenha. Mesmo a temática sendo tão forte e tão pesada, quero descobrir como termina.

    ResponderExcluir
  9. Sempre que leio resenhas desse livro fico querendo saber qual é o grande segredo da protagonista. Vou ter que ler. Vou anotar a dica. Gosto de leituras perturbadoras. Espero ter tempo para ler agora em 2018.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi, Beatriz!
    Eu meio que comecei a pegar ranço do enredo, mas depois que falam que a Maya não contou tudo o que sabe para a polícia, fiquei curiosa. Só queria que o segredo dela não fosse tão superestimado assim, mas mesmo assim pretendo ler esse livro.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    É um enredo que mexe comigo, então sempre procuro me preparar psicologicamente antes de iniciar uma leitura do gênero e as vezes nunca vai par frente, mas achei, sua resenha muito interessante e fiquei curiosa para saber o tal segredo. Vou indicar esse livro para uma amiga que é louca por esse tipo de narrativa, ela vai amar a dica.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Bia!
    Não sei se conseguiria ler este livro, a temática dele mexeria muito comigo, mas a parte gráfica dele está perfeita!
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Nossa,que livro intenso! Pela capa, eu nunca iria imaginar que se tratava de uma história com temas tão fortes como estupro e pedofilia. Já estou com raiva desses homens e ao mesmo tempo curiosa para saber o segredo que a Maya esconde. Com certeza é uma obra que não é para qualquer leitor haha. A sua resenha está incrível e a história é muito interessante, vou adicionar na minha lista. Bjss!

    ResponderExcluir
  14. Oi Beatriz, como está?
    Pela capa eu nem desconfiaria sobre do que se trata o livro, mas não achei que fosse tão terrível! Deve ser mesmo uma leitura forte e intensa para ter te deixado assim.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky
    http://galaxiadeideias.com
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, Beatriz ^^
    Está ai um livro que me chama uma vez que já li DIÁRIOS DE UMA ESCRAVA e me baseando em sua opinião não vejo os erros grotesco que encontrei no livro nacional que a DarkSide decidiu lançar sem ter o cuidado de revisar.
    Desconhecia esse lançamento da Gutenberg e nunca antes havia topado com uma resenha dele. Não sei se isso demonstra que muitas pessoas na blogsfera não estão preparadas para enredos fortes ou só eu que não tive sorte mesmo em encontrar resenhas.
    Temas fortes como esse lembram a sociedade que existem pessoas assim e TODO DIA uma pessoa desaparecer e muitas nunca sabemos o que se sucedeu.
    Só posso dizer que passei a desejar esse livro para leitura e ver se não há erros no enredo.
    Espero sinceramente que a Maya não tenha feito o que acho que ela fez.
    Muito obrigado por suas impressões, girl!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  16. Adorei muito da proposta do livro, pois é de uma temática que geralmente acho muito mais interessante do que certos "água com açúcar". A capa é linda e o projeto gráfico parece bem bonito. Gostei bastante da dica e vou adicioná-la à minha meta de leitura :)

    Portal GATILHO
    https://portalgatilho.wordpress.com

    ResponderExcluir