9 de janeiro de 2018

[Resenha] Me Recordo Dela

Título: Me Recordo Dela
Autora: Bianca Vieira
Editora: Multifoco
Páginas: 160
Ano: 2017
Adicione ao Skoob
*Cortesia da autora


Sinopse: Neste livro, Bianca Vieira, de dezoito anos, reúne todos os contos e crônicas escritos em seu blog desde os seus doze anos. Como uma grande leitora, sempre sonhou com o dia em que seria finalmente lida e sentida pelas pessoas através de seus próprios livros, porquanto um escritor necessita de outras formas de compreender a vida humana para enriquecer a sua obra e a si mesmo.

Através de seus pensamentos, finalmente desenvolvemos a nossa própria filosofia de vida, porque buscamos por um mesmo lugar que não sabemos qual é o seu nome, apenas que ele existe e está aqui, dentro de nós mesmos.

Minha impressão
Bianca Vieira é uma jovem apaixonada por leitura e que resolveu criar um blog onde escrevia alguns contos e crônicas. Com o seu olhar de adolescente ela falava sobre quaisquer assuntos que estivessem em seu coração.

Mesmo com pouca idade, Bianca Vieira já escrevia com uma linguagem filosófica e intensidade em suas palavras. O livro é uma coletânea com todas as postagens do blog da autora que começou a publicá-los aos doze anos de idade.
A maioria dos textos apresenta uma profunda melancolia e a autora consegue extravasar os sentimentos contidos dentro de si através deles. Durante a leitura nós podemos perceber questões adolescentes que incomodam muito nessa idade, mas com o agravante do bullying.

A escola pode ser uma experiência sem traumas para a maioria dos estudantes, mas isso não acontece com todo mundo. Algumas pessoas sofrem muito, se isolam, se reprimem... as consequências podem ser quase irreparáveis e terríveis. É nessa época que os textos da Bianca Vieira foram escritos.
"Quando lhe desprezarem, talvez seja o momento de reconhecer que você pode ser grande demais para aquele lugar."
Minha impressão
Não dá para falar mais sobre o livro, são textos que foram publicados no blog da autora e abordam temas variados. Confesso que me identifiquei com muitos deles e gostaria de tê-los lido quando eu era mais nova. Eu também sofri bullying na escola, eu também me isolava e eu também encontrava nos livros os amigos que eu não tinha.

Embora a escrita da Bianca Vieira seja madura, também pude notar no decorrer da obra uma visão ainda muito infantil ou ingênua sobre o mundo ou problemas sociais. Nessa idade a percepção que temos a respeito de algumas situações não são tão aprofundadas devido à nossa falta de experiência, mas com o tempo passamos a encará-las com um olhar diferente. Eu mesma, na adolescência, via as coisas de um outro jeito; mas a vida é assim, nós vamos aprendendo com o tempo e com os nossos erros.

Eu gostei bastante da leitura, é um livro com textos curtos, cheio de reflexões e com uma linguagem fluída. Discordo da autora em alguns pontos, mas a obra pode ajudar jovens que estejam passando por situações difíceis e precisem de uma palavra de conforto. Como eu falei, eu gostaria de ter lido na adolescência, teria sido bom ver que outras pessoas me compreendiam.

Minha nota para o livro

16 comentários:

  1. Gostei muito da forma como enxergou o livro e fico contente que tenha se identificado. Hoje, ao reler ele, de fato, vejo que era bastante ingênua. Obrigada! <3

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Adoro quando os livros abordam justamente sobre os livros.

    Pelo que você falou parece ter textos bem interessantes, apesar de não gostar muito desse tipo de leitura. Mas que bom que num todo você curtiu a obra. Concordo que quando mais novos não temos tanta percepções das coisas e tudo parece bem intenso, mas que bom que com o tempo podemos amadurecer neh?!

    bju


    http://naturezaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Com certeza é uma leitura válida, mesmo eu já tendo passado dessa fase. Hoje tenho filho e sei que vai chegar a vez dele de viver os percalços da adolescência e talvez leituras assim nos deixe preparadas e é uma boa pedida para presentear a meninada.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Não conhecia essa coletânea, mas ela parece ser ótima para uma leitura rápida. Não vejo a hora de conferir essa obra.

    Beijinhos,
    https://livroseimaginacoes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Muito legal a oportunidade que a autora teve de reunir os textos que publicava em seu blog em um livro. E pensar que ela só tem 18 anos! Deve ser uma leitura bem interessante!
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  7. Me identifiquei com a autora pois também tive um blog de contos e poemas que fiz por vários anos. Não lançaria um livro com aqueles textos pois eram muito experimentais, mas espero que a autora faça sucesso com sua obra.

    Portal GATILHO
    https://portalgatilho.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Oiiieee

    Não leria nomomento, por algum motivo não me interessou, mas acho uma leitura super válida pra quem curte poemas e contos.

    Beijokas

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, que bacana saber que esse livro é uma coletânea dos textos de uma adolescente, parece bem interessante. E a capa é super lindinha.

    ResponderExcluir
  10. Achei interessante o livro, também acho bem normal ele ter esse lado mais imaturo na obra, até porque a autora expressou seu mundo. Vou indicar a leitura.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  11. Olá Beatriz, apesar dos seus comentários e do livro trazer temas interessantes, o fato de trazer um ponto de vista adolescente me desmotivou a ler então vou deixar passar a dica.

    ResponderExcluir
  12. Oii!

    Bia, eu acho bacana quando uma obra traz textos que podemos no identificar. Não é um livro que eu leria no momento, mas gostei de conhecer a obra!

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  13. Acredito que a questão da infantilidade seja devido a idade em que ela tinha quando discorreu os textos. É uma ideia muito bacana extravasar suas insatisfações e frustrações com o mundo através das palavras e mesmo que eu talvez não concorde com ela pelos mesmos motivos que você também penso que é um livro de grande ajuda para adolescentes que estejam enfrentando problemas como o bullying.
    Adorei a indicação.

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  14. Oi Bia!
    Não é um livro que eu compraria, mas achei bem interessante a autora ter feito um livro com os textos do blog!
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Que fofinho esse livro, adoro textos melancólicos e ainda que escrito com doze anos, certamente ao ler vou viver uma nostalgia da da a identificação, também tinha poucos amigos.

    ResponderExcluir
  16. hummm confesso que fiquei muito interessada, tem nã amazon em e-book?
    Bjs

    ResponderExcluir