[Resenha] Mariposa

21 de dezembro de 2017

Título: Mariposa
Autora: Patrícia Baikal
Editora: Publicação independente
Páginas: 292
Ano: 2015
Adicione ao Skoob
*Cortesia da autora


Sinopse: Jogos de poder, política e corrupção se cruzam com uma história de amor. Um jovem senador, Nicolas, se vê rodeado de grandes mistérios a partir do momento em que uma estranha mulher invade sua casa e lhe dá pistas para incriminar seu rival político. Enquanto se envolve de forma apaixonante com esta mulher, de codinome Mariposa, Nicolas tenta desvendar os segredos de uma organização invisível aos olhos da sociedade, mas com grande poder de influência na política do país.

Resenha
O ano é 2020. No Brasil, a política está em crise, tomada pela corrupção. Mas ainda há políticos que clamam pela justiça e dizem não à corrupção. Nicolas é um senador que trabalha, de fato, a favor da sociedade e honesto. Nicolas está fazendo uma investigação pesada sobre o seu maior inimigo, o Senador Brassel, e conseguiu reunir uma quantidade significativa de provas para incriminá-lo.
"Traumas nem sempre são ruins, principalmente quando nos salvam de cativeiros interiores, revelando brechas emocionais até então desconhecidas. Era provável quem, em breve, eu descobriria algumas delas."
Brassel é um homem inescrupuloso, cuja trajetória no Congresso é marcada por atos ilícitos que são descaradamente omitidos da sociedade. Brassel está envolvido em um grande esquema no qual coloca em risco a saúde da população, Nicolas quer desmascará-lo e parar com esse esquema.
Em meio à investigação, Nicolas recebe uma visita curiosa. Uma mulher invade o seu apartamento pela janela e tira a sua vida do eixo. Ela é enigmática, mas seu charme despertou interesse em Nicolas e ele quer descobrir mais sobre ela. Seu codinome é Mariposa e ela lhe dá dicas valiosas a respeito do Senador Brassel.

Mariposa usa sempre uma máscara para esconder o rosto e deixa apenas os seus olhos de fora. Ela some e aparece com frequência e deixa Nicolas cada vez mais intrigado. Certo de que Mariposa é sua aliada, Nicolas passa a confiar nela e descobre mais do que algum dia poderia imaginar.
Mariposa tem motivos para não revelar a sua identidade e falar pouco sobre a sua vida. Ela trabalha em uma organização secreta e eles precisaram da ajuda de Nicolas para dar continuidade ao plano de impedir Brassel. Nicolas avançou muito em suas investigações particulares e acabou chamando não só a atenção da organização, como de seu inimigo, que planeja a sua morte.
Minha impressão
Mariposa é uma obra com muito suspense e ação que se desenvolvem em uma trama completamente viciante. O mistério relacionado à identidade de Mariposa é atraente e nos deixa curiosos para tentar entender mais sobre essa personagem. 

Quando comecei a ler, minha imaginação correu para o lado sobrenatural e fiz algumas suposições, acho que a Mariposa tem esse toque que dá à trama uma pitada de fantasia, talvez pela capa dar a entender uma mistura entre mulher e uma mariposa ou talvez pelas aparições repentinas dela, sei que gostei muito da maneira como a autora fez as revelações e do que eu descobri com a leitura. 

O enredo se passa no campo da política e notei algumas críticas aos nossos governantes, embora seja uma obra de ficção ela não está muito longe da nossa realidade. 

O romance entre Mariposa e Nicolas não é o foco da trama, porém existe e foi bem inserido e desenvolvido. Achei algumas atitudes dela infantis em determinados momentos e Nicolas também me pareceu um pouco imaturo (principalmente quando o assunto é a sua mãe), mas não é nada que atrapalhe a leitura. 

Enfim, é uma leitura recomendada!

Minha nota para o livro

5 comentários:

  1. Essa capa é bastante inusitada... Gostei da sinopse e com certeza daria uma chance à leitura. Obrigada pela dica!

    Nara Dias
    Viagens de Papel

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Suspense que eu não conhecia 😍 Já entrou para a minha TBR. O enredo envolvendo polícia é uma boa escolha para criticar a sociedade também. Me lembrou um pouco o caso verídico do Watergate nos EUA.
    Bjs,
    www.gatitaecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oiie
    Achei interessante a premissa do livro. Adoro mistério e esse possível sobrenatural no livro, mas não gosto muito de política, então fiquei um pouco dividida kkk mas sem dúvida, deve ser uma leitura em tanto. Amei sua resenha.
    Bjos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    EU ainda não conhecia esse livro, mas parece ser uma leitura muito envolvente.
    Achei a trama bem diferente e com muito suspense. Além disso, adorei o fato de saber que o foco não é o romance e que a obra ainda traz críticas ao governo.
    Gostei muito da resenha e vou anotar a dica!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Adorei a capa e adorei a premissa do livro. Queria muito poder resenhá-lo, pois me pareceu muito interessante. Obrigado pela dica :)

    ResponderExcluir