[Resenha] Ghost World - Edição especial de 20 anos

1 de dezembro de 2017

Título: Ghost World (Edição especial de 20 anos)
Autor: Daniel Clowes
Editora: Nemo
Páginas: 144
Ano: 2017
Adicione ao Skoob
*Cortesia da editora


Sinopse: Ghost World, uma das graphic novels mais vendidas e aclamadas de todos os tempos, conta a história de duas adolescentes incrivelmente irônicas e cheias de si que se veem diante da incômoda incerteza da vida pós ensino médio. Enquanto tentam conduzir sua longa amizade a uma nova era, as estruturas de sua relação são abaladas, e o que parecia ser um futuro de infinitas possibilidades aos poucos se torna uma intrusiva realidade que envolve shoppings, subempregos e memórias dissolventes. Ghost World é também um filme que recebeu, em 2002, indicação ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado.

Resenha
Rebecca e Enid são duas jovens que acabaram de sair do ensino médio e estão passando da adolescência para a vida adulta, como toda pessoa nessa faixa etária elas estão confusas e sem saber onde exatamente se encaixam (quem nunca?). As duas são bem diferentes, mas se completam de tal forma que é impossível imaginar uma sem a outra.

Totalmente entediadas com as suas vidas, Rebecca e Enid vão tentando descobrir o que fazer no futuro enquanto lidam com os dilemas diários. Ambas possuem personalidades marcantes e uma respeita o espaço da outra, ao mesmo tempo sabem até onde podem invadir esse mesmo espaço sem tirar a liberdade da amiga e apenas estar ao lado dela.
Incrivelmente irônicas e inteligentes, Rebecca e Enid são garotas normais, que levam uma vida normal e enfrentam dificuldades como qualquer um. Mas cada uma delas tem um jeito diferente de encarar a própria realidade.

Enid é mais intensa, ela extravasa bem mais, vive mudando o cabelo, o look, ela assume várias formas de si mesma e com isso tenta se encontrar em uma pessoa diferente. Já a Rebecca gosta das coisas mais simples e quer as coisas sempre do mesmo jeito.
Embora sejam muito amigas, elas também têm os seus momentos de discussão e quando isso acontece sentem falta uma da outra. Conforme o tempo passa as duas vão crescendo e surgem novas responsabilidades, é a vida adulta querendo assumir o seu devido lugar.
Minha impressão
Estou aqui me perguntando em que mundo eu vivia para nunca ter conhecido essa dupla! O quadrinho foi publicado há 20 anos e só agora eu fui conhecer, o mais incrível de tudo é que mesmo com tanto tempo de publicação ele continua tão atual! 

Rebecca e Enid representam de uma maneira única a vida de duas garotas em transição de jovem para adulto e o cotidiano é perfeitamente abordado em cada página. A diferença de personalidade das personagens é algo muito acentuado e é a partir disso que tudo se desenvolve. Vemos claramente como cada uma reage diante das situações. 

Além das belíssimas ilustrações, essa graphic novel possui um texto rico em detalhes e profundidade para exprimir os sentimentos das personagens. Elas parecem reais, muito reais. Daniel Clowes não deixa passar nada, elas brigam, às vezes querem distância uma da outra, mas se amam e não se imaginam sozinhas. Tem até uma cena onde a Rebecca revela ter um certo ciúme da Enid e outra na qual a Enid diz se odiar e por isso quer ser uma pessoa diferente. 

Ghost World é uma obra excelente e uma leitura recomendada. Essa edição especial de 20 anos traz muitos extras, como esboço, anotações e notas do autor - mas não para por aí, tem muito mais -, além de contar com uma introdução do Daniel Clowes.

Minha nota para o livro

17 comentários:

  1. Olá, tudo bem?
    Caramba, eu vou amar, preciso pra ontem! hahahahaa
    Eu e minha melhor amiga somos exatamente assim, apesar das inúmeras diferenças não vivemos uma sem a outra. Vou ver as condições de adquirir. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oieee
    Menina, não sabia da existência dessa graphic novel, acredita? Pois já quero, adoro graphics novels, principalmente com personagens adolescentes, certeza que vou amar. Linda resenha, brigada pela dica, já anotei aqui.
    Bjos, Bia! 💋

    ResponderExcluir
  3. Fiquei com bastante vontade de ler essa graphic novel também, mas acabei escolhendo outras da Nemo para ler. Porém, acho que a história dessas suas amigas deve ser sensacional.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  4. Oi Bia, tudo bem?
    Ainda não conhecia esse quadrinho, como você, mas gente, que premissa é essa? Eu já me senti perdida da forma como essas amigas parecem se sentir e estou muito curiosa para saber como eu vou lidar com essa leitura e que histórias vou tirar, sabe?
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  5. Vi uma resenha sobre esse livro em outro blog e estou muito curioso sobre a leitura dele. Queria muito poder resenhá-lo no meu blog, pois parece ser incrível. Adorei o post! Boa sorte com o blog :)

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Não conhecia essa história, mas também não sou muito chegada em quadrinhos. Achei a premissa muito boa, pois apesar de ser normal ficar confusa com essa mudança, as vezes é bem difícil lidar com ela. Espero ler essa obra logo, logo, me parece ser uma leitura que irei curtir bastante.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu vi a capa dessa graphic novel recentemente, mas não sabia do que se tratava. Acho essa capa linda e o enredo bem bacana.
    Acho que irei gostar muito das protagonistas.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Beatriz! Gostei da premissa da história, não conhecia essa graphic novel, mesmo ela tendo sido publicada há tanto tempo. Achei o tema abordado bem bacana e importante, vai para a minha lista de desejados.
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  9. Tinha visto este "livro" a algum tempo e nem imagina se tratar de um quadrinho tão interessante como oque você nos apresentou, aceito a recomendação e deixo a dica anotada.

    Beijos
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Beatriz,
    Não tenho o costume de ler quadrinhos, por isso nem conhecia esse. Mas pela historia e pelas ilustrações realmente parece incrível. Vou indicar para os amigos. Parabéns pela resenha.
    bjs.
    Pri.
    http://nastuaspaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá flor, não conhecia a obra e curti sua resenha, parabéns!

    Adoro HQs.

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Oi! Eu adoro HQs, e as Graphic Novels e os Mangás comecei recentemente, mas tenho me apaixonado por cada nova descoberta.
    Não conhecia a obra, mas adorei a premissa. A fase de transição para a fase adulta nunca é fácil...
    Dica anotada!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Olá...

    Tenho lido diversas HQs nesses últimos meses, mas essa não conhecia.
    Achei interessante a temática, pois a adolescência é uma fase bem complicada e esse tipo de leitura é bem influente entre os jovens.

    Gostei da dica e vou anotar aqui.

    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Não sei oq é mais fascinando se é as imagens ou sua escrta, estou apaixonada. Eu acompanho Hqs mas não conhecia esses. Parabéns, bjs

    ResponderExcluir
  15. HQs vem me chamando bastante atenção, é esse foi mais um deles. Adorei essas ilustrações, e me parece que a história é um tanto interessante, visto que todos já passamos por essa fase e entendemos bem esses dramas. Adorei a dica!

    Um beijo, Pri

    ResponderExcluir