20 de dezembro de 2017

[Resenha] Entre Nós

Título: Entre Nós (Livro 01)
Autora: Kell Teixeira
Editora: Bezz
Páginas: 400
Ano: 2017
Adicione ao Skoob
*Arquivo cedido pela autora para resenha.


Sinopse: E talvez o meu maior preconceito seja te amar incondicionalmente, e, na mesma proporção, lutar contra esse amor!
Após se formar no Ensino Médio, Ísis Fernandes, mesmo tendo sido aprovada em uma Universidade Federal, convenceu a si mesma e a seus pais de que precisava de um tempo para decidir qual profissão queria seguir. Porém, agora, depois de dois anos curtindo sua então chamada “férias”, e tendo colocado um fim em um relacionamento de anos com o namorado de adolescência, achou nesse momento tenso a oportunidade perfeita para retomar os estudos.
Ísis esperava tudo dessa nova fase em sua vida, só não esperava que o verdadeiro amor batesse à sua porta. No entanto, estará ela disposta a viver esse amor que a fará encarar o preconceito de frente, indo além de um amor impossível? Esse sentimento será mesmo capaz de vencer todas as vozes que o consideram loucura? E bem mais que isso, seu amor é mais forte que o seu próprio preconceito?
Felipe sempre seguiu as regras e a principal era nunca deixar alguém se aproximar muito. Ele já conhecia bem a dor que isso traria e não estava disposto a senti-la. Porém, quando o amor faz as suas escolhas, há como fugir?
Uma coisa é certa, o amor tem o poder de nos iludir, mas não nos deixa imune aos males da vida...

Resenha
Ísis Fernandes é jovem metida, mimada e completamente fútil. Ela acabou de entrar na faculdade e esperava dedicar-se aos estudos, porém não é bem isso que acontece. Ela começa a sair muito com a sua amiga e deixa de lado os estudos, o que resulta em uma queda nas suas notas. Seus pais bancam tudo o que ela precisa, mas se continuar com as notas baixas ela vai perder a mordomia, então ela tem a ideia de se aproximar dos nerds para tentar tirar alguma vantagem.

Ísis consegue se encaixar em um grupo de estudos e um de seus integrantes desperta uma forte atração nela.
Felipe é muito diferente de Ísis, ele é o garoto certinho, estudioso, lindo. Ele vem de uma família simples e protetora, sua mãe e irmã fazem tudo para vê-lo feliz e sempre o ajudam quando ele precisa. Embora o jovem chame muita atenção da mulherada, ele não dá confiança, prefere se manter afastado.

Ísis tenta conquistar Felipe e aos poucos ela consegue romper com a barreira imposta por ele. Felipe até tenta se manter afastado, ele sabe que no momento em que ceder às investidas de Ísis e ao desejo que sente ele poderá sofrer. Antes de qualquer coisa, Felipe precisa conversar com Ísis e essa conversa pode mudar tudo entre eles.
"Sempre fui consciente das minhas escolhas e me empenho em escolher o certo, mas tudo complica quando se envolve sentimentos. Dizer a verdade passa a pesar muito mais quanto você deseja que o momento nunca acabe. Quando se deseja que a pessoa esteja sempre ao seu lado."
O que Felipe revela a Ísis gera nela a reação que ele temia e ela foge dele. Ísis não lhe dá tempo para falar e esclarecer as suas possíveis dúvidas, ela simplesmente se afasta dele. Felipe já esperava por essa atitude dela, só não sabia que doeria tanto essa rejeição.
"Mesmo que todo o peso tenha sido tirado dos meus ombros uma vez que contei a ela, sei que o peso da dor no meu coração não desaparecerá tão cedo."
Mesmo estando assustada com a revelação de Felipe, Ísis o ama e percebe o quanto foi intolerante, ela quer tentar dar uma chance ao amor e para isso precisará passar por cima de seu preconceito.
Minha impressão
Eu já conheço a escrita da Kell Teixeira e ela possuí uma característica muito marcante que é abordar temas complexos de uma maneira completamente real. Seus personagens são cativantes e a leitura é fluída. Com Entre Nós não é diferente! Encontramos na obra personagens que passam por dificuldades e a trama explora seus medos e suas fraquezas, também podemos acompanhar como eles enfrentam cada situação que os assola. 

Vou falar neste parágrafo sobre uma questão importante no enredo, mas que pode ser considerada spoiler por alguns, então se achar que vai estregar as surpresas para você é só pular para o próximo parágrafo. >>SPOILER: Felipe é soropositivo e sempre sofreu com o preconceito da sociedade, quando se apaixonou por Ísis ele sabia que ela não entenderia, mas lhe contou a verdade. Embora a reação inicial de Ísis tenha sido discriminá-lo, ela viu o quão foi estúpida se arrependeu, os dois se previnem e a relação entre eles é normal. Uma relação sorodiscordante é perfeitamente normal, só precisa de prevenção (prevenir é importante em qualquer situação). Através da obra, Kell mostra as consequências do preconceito na vida de um soropositivo e como é possível se relacionar com alguém que  não possua o vírus. Ela construiu um enredo bem fundamentado e que deixa claro as pesquisas para desenvolvê-lo. << FIM DO SPOILER. 

Eu gostei muito da trama e de como os personagens se desenvolveram. Minha maior surpresa foi a Ísis, eu não tinha gostado dela no começo e ela foi melhorando as suas atitudes ao longo da trama, só não gostei de uma escolha que ela tomou no final, mas é compreensível devido ao que está em jogo. Eu gostei do Felipe, mas ele agiu por impulso em uma cena e fez algo que me deixou com raiva dele por um bom tempo, fora isso ele me agradou bastante, principalmente pela sua história e como ele lida com a situação. 

Os personagens secundários também são muito bem desenvolvidos e cada um tem o seu próprio dilema, acredito que no segundo volume alguns ganhem mais destaque, como a Monique por exemplo. 

Minha nota para o livro

13 comentários:

  1. Caramba, acho que ao ler a sinopse eu nunca poderia imaginar que essa seria uma história com tanta profundidade. Me surpreendi já na resenha e acho que por isso vou acrescentar essa na minha listinha. Nunca li nenhuma historia com esse tema, então acho que vai ser uma nova e boa experiência.

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca li nada da autora, por isso foi uma surpresa esta resenha
    Ainda mais abordando um assunto tão importante de forma natural - não aguentei e li os spoulers.
    Dica sua anota e espero poder dar uma chance em breve <3

    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
  3. Conheço a autora e posso afirmar que quem não conhece suas histórias, não sabe o que está perdendo. São maravilhosas!

    ResponderExcluir
  4. Oiie
    Não me interessei muito pelo livro kk talvez um dia no futuro eu mude de ideia e resolva ler kk Mas adorei sua resenha, bacana que você curtiu a leitura.
    BJos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
  5. O enredo me lembra sessão da atarde, mas confesso que fiquei curiosa quanto a revelação de Felipe. Acredito que também não iria gostar da protagonista, mas com certeza seria bom ver seu amadurecimento. O livro assim como a autora são novidades para mim, mas anoto a dica e espero gostar tanto quanto você.

    Feliz Natal.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Confesso nao conhecia a obra e nem a autora. Gostei da premissa e da sua resenha :)
    Dica anotada :)

    Beijos,
    Thalita Sousa

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Não conhecia este livro ainda, mas achei o enredo bem interessante e fiquei curiosa para ler. Ótima dica!

    Beijos,
    https://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. uma pessoa que vive com HIV é um tema forte, estou curiosa para saber a abordagem da autora e gostei de forma geral do livro.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Beatriz! Primeira vez que leio sobre o livro e a autora, gostei bastante da premissa, ainda mais com um tema que acredito que ainda seja polêmico, que é sobre pessoas que vivem com HIV e tentam conviver socialmente. Muito interessante, vou colocar como dica.
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  10. OiiI!

    Eu não conhecia esse livro sabia? Fiquei animada com a obra por saber que os personagens te agradaram no decorrer do enredo.
    Dica anotada.

    Beijnhos,

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Li algumas resenhas sobre alguns livros da autora, e tenho muita curiosidade de lê-los, esse também parece ser bem interessante, principalmente pelo dilema dos personagens, pensei que a protagonista não mudaria as atitudes, mas parece que conseguimos gostar dela, né? Hehehe
    Gosto desse estilo de leitura, vou tentar encaixá-lo na minha lista de livros nacionais para ler! *-*

    Beijos,
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oii! Nossa, parece ser uma história emocionante e ao mesmo tempo muito bonita. Eu estava curiosa para saber o segredo do Felipe, mas já estava desconfiando de que seria ele ser soropositivo. Eu não conhecia essa obra, mas estou curiosa para saber como será o desenrolar dessa história. Amei a sua resenha e obrigada pela dica. Bjss!

    ResponderExcluir
  13. Oi Beatriz, sua linda, tudo bem?
    Eu sou mega curiosa, então, por minha conta e risco li o parágrafo de spoiler e confesso que foi por causa dele que fiquei com vontade de ler o livro. Nunca li nada que abordasse essa questão e acho que precisamos de mais informação. Esse era um assunto tão discutido que com os anos pararam de falar e é essencial que falemos. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    https://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir