[Resenha] Antes da Tempestade

29 de dezembro de 2017

Título: Antes da Tempestade
Autora: Dinah Jefferies
Editora: Paralela
Páginas: 344
Ano: 2017
Adicione ao Skoob
*Cortesia da editora para ser resenhado no blog Thays M. de Lima, onde esta resenha foi postada originalmente por mim.

Sinopse: Rajputana, Índia, 1930. Desde a morte de seu marido, a jovem inglesa Eliza tem como única companhia sua câmera. Determinada a se firmar como fotógrafa profissional, ela acaba de aceitar um convite do governo britânico para se hospedar durante um ano no castelo da família real local. Sua missão: fotografar, para o acervo da Coroa inglesa, a vida no Estado principesco de Juraipore. Ao conhecer Jayant, irmão mais novo do marajá, Eliza embarca na aventura mais transformadora de sua vida. Acompanhada pelo príncipe rebelde e misterioso, ela conhecerá uma terra marcada por contrastes — com paisagens de beleza incomparável, cultura rica e vibrante e, ao mesmo tempo, a mais devastadora das misérias. Enquanto Eliza desperta Jayant para a pobreza que circunda o castelo, ele mostra a ela as injustiças do domínio britânico na Índia. Juntos, descobrem uma afinidade de alma e uma paixão arrebatadora. Mas a família real fará de tudo — até o impensável — para impedir a aproximação entre o nobre indiano e a viúva inglesa.

Resenha
A trama se passa em 1930, na índia. Eliza Fraser perdeu o seu pai na infância em um acidente trágico, o qual ela presenciou. Abalada pela morte dele, ela sofreu muito e mesmo anos após a morte dele ela carrega os traumas daquele fatídico dia. Seu relacionamento com a mãe se tornou difícil, a mãe se afundou no alcoolismo e ao atingir a vida adulta, as duas mal se falavam. 

Eliza casou-se, mas seu casamento era frio, sem amor. Seu marido morreu, também em um acidente, e ela agarrou-se à carreira como fotógrafa. Seu desejo era tornar-se uma profissional excelente e batalhava para que isso acontecesse. Recebeu uma proposta irrecusável: Fotografar durante um ano a vida da família real em seu cotidiano.
Durante a sua estadia na Índia, Eliza vai se deparar com situações jamais imaginadas e ver por si só os conflitos de um país. Por um lado se tem toda a riqueza e a beleza da realeza e da vida nobre, por outro se tem pessoas em estado de miséria, vivendo em condições deploráveis. Eliza não consegue presenciar tudo isso sem se sensibilizar e se incomodar, ela quer fazer alguma coisa para ajudar e espera causar algum impacto com as suas fotografias.

Mas essa situação lamentável não é a única que a deixa chocada. A tradição e a cultura do país deixam Eliza perplexa. Além de todo o machismo entranhado na sociedade, existem alguns costumes extremamente cruéis, uma nova lei proíbe alguns deles, no entanto, uma parte conservadora da sociedade ainda os mantém ativos na clandestinidade. 
Eliza encontra hostilidade por parte de algumas pessoas do palácio, por ser inglesa há quem pense que ela representa perigo; ainda tem um agravante: ela é viúva e na Índia sobreviver ao marido é considerado má sorte, as viúvas são vistas como agourentas. Mas a sua viagem também reservava bons momentos para ela. 

O príncipe Jayant é um jovem rebelde e misterioso, no começo parece ser um pouco arrogante, mas com o passar do tempo Eliza descobre uma pessoa de bom coração e que luta contra as desigualdades. Jay passa a acompanhá-la aos lugares nos quais Eliza precisa tirar as fotografias e o contato deles torna-se cada vez mais íntimo. Porém, um romance entre os dois é completamente inapropriado e inaceitável pela população. O príncipe precisa, acima de qualquer coisa, pensar em suas responsabilidades com o trono.
Minha impressão
Eu conheço a escrita da autora e estava muito ansiosa para realizar esta leitura. A premissa do livro já é instigante, mas a maneira como Dinah Jefferies desenvolve a trama é totalmente envolvente, ela consegue nos levar para dentro da trama. 

Antes da Tempestade é uma obra rica em detalhes e nos apresenta uma cultura diferente através de um enredo histórico fascinante. Muitas coisas me deixaram indignada em saber que realmente existiram, como o sati - um ritual horrível no qual a viúva era queimada viva junto ao cadáver - e o ato de matar as meninas recém-nascidas pelo simples fato de serem meninas e não meninos. 

Achei o romance dos protagonistas muito bonito, só demorei um pouco para me acostumar com eles como um casal, mas depois eu torci muito para que eles pudessem ficar juntos. Aí vai chegando o final da leitura e vai dando um aperto no coração!!! O príncipe precisa renegar todas as suas vontades e desejos pessoais em prol do reino e isso inclui decidir entre o amor de sua vida ou o trono. 

Eu recomendo demais a obra e quem já conhece a escrita da autora vai se apaixonar ainda mais por ela. Quem ainda não conhece, vá em frente e arrisque-se na leitura! 

Minha nota para o livro

7 comentários:

  1. Oii
    Uau, adorei sua resenha. Confesso que nunca li um livro ambientado na Índia, deve ser interessante. Ainda mais de época, adoro essas coisas. Vou fazer como você mencionou na resenha e me arriscar na leitura, obrigada pela dica.
    Bjos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
  2. Oiieee ^^
    Amei a resenha, já assisti milhares de doramas e filmes de outros países, e não me refiro aos conhecios dos USA ou o Reino Unido. Sei que vou amar da Índia, gosto e conhecer coisas novas ^^ Ameeei

    ResponderExcluir
  3. Achei o texto muito bom e o livro atraente. Não é o tipo de leitura que tenho como preferência mas é o tipo que me faz pensar em experimentar. Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Não me atraiu muito pois não gosto desse gênero literário, mas deve ser uma leitura interessante para quem gosta da temática. Gostei do post! Boa sorte com o blog :)

    Portal GATILHO
    https://portalgatilho.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Beatriz, tudo bem? Sua resenha me deixou realmente com vontade de ler, adoro livros que envolvem outras culturas, porém fiquei um tanto preocupada com a nota do livro no Skoob 3,6. Mas mesmo com essa nota, arriscaria a leitura. Dessa autora já estava na minha lista ler "O perfume da folha de chá", espero ter em breve essa oportunidade. Beijos

    Nara Dias
    Viagens de Papel

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Ainda não li nada da autora, mas ainda assim fiquei curiosa para ler este livro. Às vezes pode ser bem chocante conhecermos outras culturas, rs. Ótima resenha!

    Beijos,
    https://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá Beatriz!
    Eu estou com esse livro no meu Kindle e fiquei bem animada com a sua resenha.
    Parece um romance intenso e com um desenrolar bem envolvente.
    Ainda não conheço a escrita da autora, mas ja quero ler e o fato de ser de época me empolga ainda mais.
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir