[Resenha] Tua Vida em Mim

29 de novembro de 2017

Título: Tua Vida em Mim
Autora: Natália Sousa
Editora: Autografia
Páginas: 110
Ano: 2017
Adicione ao Skoob
*Cortesia da editora


Sinopse: Tem gente que é felicidade na vida da gente. É janela aberta em dia de sol, colo de mãe com cafuné. Tem gente que chega na vida da gente desatando nós, afrouxando os apertos do nosso peito, inaugurando um novo olhar a respeito do mundo e fazendo dele um lugar melhor. O Gino era isso para mim. Mas o Gino morreu cedo demais. E eu? Eu continuei viva. Escrevi para o Gino continuar. Escrevi para o Gino não morrer. Escrevo para duvidar do fim, para não acabar também.

Resenha
Natália Sousa viveu ao lado de Gino um amor puro, intenso, inspirador. Um amor que poucas pessoas têm o privilégio de viver. Gino demonstrava a todo o momento o seu amor por Natália, desde os gestos mais singelos, como deixar bilhetes, surpreendê-la com chocolates ou mensagens de texto pelo celular.

Mas Gino foi arrancado de sua vida e ela sentiu-se desmoronar. Um imenso vazio cresceu em seu peito, a dor quase insuportável. Gino foi vítima de um câncer e a Natália que sobrou ficou destroçada.
“Escrevi de dor, de raiva, de medo, de falta. De me perceber oca e, ao mesmo tempo, afogando. Me fiz tinta. Derramei em cada letra a imensidão de ser amada por alguém que me viu inteira e não recuou. Jorrei o luto, porque precisava, desesperadamente, encontrar espaço para lembrar como era ser do meu tamanho no coração de alguém. Sem precisar me diminuir, nem me esticar.”
Prestes a completar um ano da morte de Gino, Natália criou um projeto muito bonito e que lotaria os trinta dias de setembro com amor e coisas boas. Ela criou o blog “Tua vida em mim” e espalhou cento e cinquenta cartas por São Paulo. Nas cartas ela pedia para que as pessoas lhe dessem boas notícias, podia ser qualquer coisa boa que havia acontecido com elas.

Dessa maneira ela conseguiu passar por aquele período e recebeu através de cada mensagem um abraço, um carinho. Mas depois ela começou a receber mais cartas, e-mails e mensagens de pessoas lhe pedindo ajuda, pessoas que estavam em luto e queriam uma palavra de conforto ou um ombro amigo.
Natália sempre teve o sonho de escrever um livro, mas quando Gino morreu ela queria transformar o que viveu com ele em algo eterno e queria que a morte não fosse o fim. Mas por algumas questões ela não pôde e passou a publicar seus textos no blog. A ideia do livro renasceu com as mensagens que passou a receber de pessoas tão desesperadas como ela esteve um dia.

E através deste livro, Natália Sousa quer que as pessoas se sintam próximas e saibam que não estão sozinhas. Ela quer dizer que por mais doloroso que possa ser a dor vai passar. Ela conta a sua história com Gino, como superou a morte de seu grande amor, como atravessa os momentos de lembrança e quando a saudade aperta.
“Escrevi como se desenhasse os passos que eu precisava dar no dia seguinte, como se reaprendesse o caminho. E escrevendo como se caminhasse, desejei apresentar o Gino ao mundo inteiro. Quis que as minhas palavras pudessem ser os anos e o tempo que ele não teve para ser admirado. Achei que elas pudessem ser a vida que lhe faltou. Escrevi.”
Minha impressão
Tua Vida em Mim é um livro que traz uma história de amor muito bonita, mas também nos mostra como é possível continuar de pé, manter a sanidade, e seguir a vida quando alguém importante em nossas vidas morre.

São capítulos curtos e em cada um encontramos pequenas histórias que Natália nos conta sobre a sua vida com Gino, como ele chegou e mudou tudo e como a sua partida foi um período de grande tristeza.  A autora inseriu bilhetes que o Gino deixava para ela e algumas fotos. Gino era romântico, carinhoso e a fazia enxergar e acreditar ser uma mulher linda e confiante.

É um livro que pode ajudar pessoas que estejam passando por momentos difíceis pela perda de alguém querido, que ensina a aproveitar cada segundo dos nossos dias e a demonstrar o amor.

Minha nota para o livro

10 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Esta obra parece ter uma grande carga emocional, e deve ser ótima para quem está passando por algum momento difícil. Achei demais o projeto da autora. Ótima resenha!

    Beijos,
    http://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Esse parece ser um livro lindo e bem emocionante! Que forma maravilhosa que a autora encontrou de homenagear o seu amado, né? Muito lindo! Adorei sua resenha!

    Um beijo, Pri :*

    Por Amor Aos Livros

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Não conheço a autora, porém conheço a editora e gosto dos livros dela.
    Achei a história legal e sua resenha ficou ótima.
    É bom saber que a literatura nacional está ganhando cada vez mais força!

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    A sinopse tem um "Q" poético que acredito que quem só amou como a Natália conta consegue entender.
    Achei bem bacana ela exorcizar a dor da perda de Gino escrevendo sobre ele tanto no blog qto em livro.
    Gostaria muito de ler!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá Beatriz!
    Sou fã de leituras com capítulos curtos, acho que assim a leitura fica muito mais fluida.
    O tema central e o desenrolar que a trama traz parece ser bem envolvente e reflexivo. Acho que sempre podemos tirar bons aprendizados com as decepções que sofremos na vida.
    Certamente me agradaria de realizar essa leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  6. Achei a proposta do livro muito bonita e espero que a autora faça sucesso com a obra. Acho que a leitura deve ser muito interessante e gostaria de poder resenhar no meu blog também. Adorei a resenha :)

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Eu já ouvi falar desse livro e achei muito bonita a forma como a autora lidou com a dor. Eu não consigo imaginar o sofrimento de perder alguém que se ama tanto e achei que ela foi muito forte para encontrar uma forma tão bonita de superar a tristeza.
    Adorei sua resenha, e desejo muito sucesso e força para a autora.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Ola, esse livro me parece ser muito emocionante a premissa do livro. O amor que a Natalia tem e a força para seguir em frente. Voce consegiu passar a emoção que será esse livro. Dica anotada

    ResponderExcluir
  9. Olá.
    Que lindo, esse é o tipo de livro que adoro ler.
    Fiquei louca para ler o livro depois da sua resenha, que por sinal está muito bem escrita.
    Emocionante.

    ResponderExcluir
  10. nossa, que leitura tocante e ao mesmo tempo triste :(
    fiquei tentada a ler... acho que iria me emocionar bastante...
    bjs...

    ResponderExcluir