[Resenha] Itália Amore Mio

30 de novembro de 2017

Título: Itália Amore Mio
Autora: Cecilia Machado
Editora: Autografia
Páginas: 274
Ano: 2017
Adicione ao Skoob
*Cortesia da editora


Sinopse: Em Itália Amore Mio, a autora Cecilia Machado conta a história de amor que uma professora brasileira divorciada, vivendo em uma casa em Florença, passou pelas cidades da Itália. Ímola é o principal pano de fundo e foi para lá que ela se mudou, pelo incentivo de seu filho de 14 anos. Mal sabia que, por uma obra do destino, encontraria o amor de sua vida: um engenheiro italiano.
A história de amor desabrochou na ilha de Sardenha, passando por Trieste e se estendendo pela Itália a fora. O romance é encantador, leve e descontraído e, além de contar a linda paixão dos dois que deu certo, transmite todas as sensações dos personagens vivendo na Itália, transportando o leitor para o país.

Resenha
Ilária é uma brasileira que mora na Itália há dezessete anos e tem um filho adolescente. Divorciou-se há dois anos e mantém um relacionamento amigável com o seu ex-marido e a família dele. Ilária dá aulas de português, é apaixonada por leitura e leva uma vida muito tranquila; está com quarenta anos e procura por um namorado, também tem o sonho e ser mãe novamente.

Ao passar férias em Sardenha, ela conhece um Nicola, um homem simpático que a convida para jantar. Durante o jantar os dois conversam bastante e Ilária fica sabendo muito sobre o passado dele. Nicola também é divorciado, mas o fim de seu casamento foi doloroso; Nicola possui muitos segredos, mas os revelará no momento certo.
"Aconteceu que um olhando o outro, sem darmos conta era aquele amor que esperava encontrar, um refletia no outro como se nos olhássemos de dentro, pois era muito forte o que emanava desse nosso esguardo. E quando se encontra é tão grande que fica difícil acreditar, assim foi, que deu no que já estava achando que daria. Eu na Sardegna, em uma ilha paradisíaca que encontrei Nicola estou é no Paraíso!"
Os dois se apaixonam e passam o restante das férias juntos. Ao voltarem de férias, eles começam a namorar e se entendem cada vez mais. Nicola é muito apegado à irmã e em pouco tempo apresenta as duas, mas Ilária não teve uma boa impressão dela, na verdade as duas se deram muito mal e isso causa um grave desentendimento entre os irmãos.

A irmã de Nicola é amiga da ex-mulher dele e fica com ciúmes quando percebe que Nicola está com uma nova namorada. A briga entre os irmãos se estende por muito tempo e Ilária não quer essa situação, mesmo não se dando bem com a cunhada ela não quer separar dois irmãos e incentiva Nicola a se reconciliar.
Ilária e Nicola ficam noivos, estão muito felizes e fazem planos para o futuro. Chega, então, o momento de Nicola revelar a verdade sobre alguns assuntos. Quando os segredos do noivo vêm à tona, poucos dias antes do casamento, o que Ilária descobre muda por completo a sua vida.

Minha impressão
Infelizmente eu não consegui me envolver com a leitura e também tive muita dificuldade com a escrita da autora, por vezes precisei reler duas ou mais vezes um parágrafo inteiro para tentar entender o que estava escrito. Isso por faltarem elementos nas frases para tornar o texto coeso e coerente, além do fato da ordem natural das frases ser invertida muitas vezes (claro, para dar ênfase ou mesmo um aspecto mais bonito até vai, mas fica cansativo quando usado em excesso). 

A história é até legal, mas sem grandes acontecimentos ou situações que despertem a curiosidade e prendam a atenção. É basicamente uma brasileira divorciada que mora na Itália, se apaixona por um italiano também divorciado e eles se casam. Acontecem poucas coisas no meio disso. Fora que é tudo muito detalhado, quando os detalhes são importantes para o desenvolvimento da trama tudo bem, mas não é o caso.

Eu gostei de a autora ter inserido à trama a questão da adoção, não é comum ver o tema sendo abordado e achei interessante (não é spoiler, boa parte da livro gira em torno disso). Outra coisa que eu gostei foi o fato de os protagonistas não serem tão jovens, ambos já são mais experientes e achei bem bacana.

Minha nota para o livro

*Quero fazer uma explicação sobre essa minha nota para o livro. Achei a leitura regular e isso não quer dizer que seja ruim, só que a trama não atendeu às minhas expectativas com a leitura e não me envolveu. Mas cada leitor percebe o livro e reage ao texto de maneiras diferentes, então o que não foi muito legal para mim pode ser para outros leitores :) 

7 comentários:

  1. Hoje mesmo li uma resenha desse livro que me deixou empolgadíssima! Sua resenha, porém, fez com que eu abaixasse minhas expectativas. Não que isso seja ruim, pelo contrário, quando eu for ler, estarei com o pé no chão, porque certas coisas que você citou também costumam me incomodar nos livros.
    Adorei a sua resenha e sua sinceridade nela.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Bea! Eu achei essa história muito bonita e divertida, confesso que no início também foi difícil me acostumar com a escrita da autora, mas depois a história começou a fluir. Só senti falta de mais diálogos. Poxa, que pena que a trama não atendeu as suas expectativas, e concordo totalmente que, cada leitor reage de maneira diferente. Adorei a sua resenha e as fotos ficaram lindas! Bjss.

    ResponderExcluir
  3. Oiee
    Eu adoro a Itália, tenho muita curiosidade em conhecer, deve ser país lindo e cheio de cultura. Quanto a resenha, entendo perfeitamente a sua opinião e é como você disse: pode agradar outros leitores. Resenha muito bem escrita, arrasou! A premissa do livro me interessou demaisss e por isso já adicionei a lista de desejados (que por sinal, tá enooorme kkk)
    Bjos, Bia! 💋

    ResponderExcluir
  4. Oiii!

    Eu acabei de ler uma resenha mega positiva para a obra. E agora a sua, eu acho que é o que vc falou, cada um reage de uma maneira unica a obra. Vale a pena ser sincera. Eu ainda quero ler para entender melhor sobre a obra.

    Beijinos,

    ResponderExcluir
  5. Olá, interessante o nome da protagonista. A ambientação na Itália desperta minha curiosidade. Mas eu detesto quando a ordem natural das frases é invertida muitas vezes, me cansa muito esse tipo de escrita.

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Por se passar na Itália, estava empolgada para saber mais sobre a história, porém minha empolgação foi por água abaixo. Não gosto de ler um mesmo parágrafo quando o motivo é o próprio livro. Enfim, deixo a dica passar.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem? Nossa, li uma resenha desse livro agora e fico feliz por você ser concisa e sincera. Eu acho que esse não seria um livro pra mim, pois também fiquei com essa sensação de que não acontece muita coisa realmente importante na trama e, por isso, comecei a achá-la morna. Eu não sou muito inclinada a ler histórias de casamento/maternidade, porque não tem a ver com o que quero pra minha vida, acho muito entediante. Uma pena que a condução de escrita da autora deixa a desejar.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir