[Resenha] Celticos: O Início - Duncan McAndrews

6 de novembro de 2017

Título: Celticos: O Início - Duncan McAndrews (Livro 01)
Autor: Enrico Barale
Editora: Scortecci
Páginas: 348
Ano: 2017
Adicione ao Skoob
*Cortesia do autor


Sinopse: Duncan McAndrews não é um vampiro que se encontra facilmente nos livros de literatura fantástica. Dono de poderosos dons e fundador de um clã que reúne, quase sempre, vampiros com alto senso de justiça e companheirismo, sua figura é sedutora e envolvente. Uma história rica nos cenários, nos detalhes e na construção das personagens, capaz de prender a atenção e despertar o interesse pelo próximo passo de cada integrante durante toda a leitura. Por fugir do comum, não trazendo a costumeira luta entre humanos e vampiros, mas a luta entre seres de várias naturezas, Celticos – O início nos prova que o tema se trata de uma fonte inesgotável de inspiração para personagens e histórias. O surpreendente final é, ao mesmo tempo, a conclusão de um ciclo e a semente de uma nova história...

Resenha
Duncan McAndrews nasceu no século XV, cansado da vida que tinha na fazenda resolveu sair de casa em busca de aventuras. Passado algum tempo viajando sozinho, ele conheceu Ivan Klaus Young, uma figura enigmática, mas que lhe fez uma oferta tentadora: Aventura eterna! Tudo o que Duncan procurava.
"Realmente a dor foi a pior que já senti, ela não era apenas lancinante, era dilacerante, intensa, lenta e aguda. Eram meus órgãos se deteriorando dentro de meu corpo. Sentia que, ao mesmo tempo em que perdia, ganhava outras habilidades."
E foi assim que Duncan se tornou um vampiro. Ivan lhe instruiu nos primeiros momentos, ensinando como caçar e se alimentar, explicou tudo (ou quase tudo) sobre a sua nova condição. Duncan confiava em Ivan, mas não demorou a perceber que havia algo de errado, Ivan não era quem se mostrava ser.
Duncan descobre que Ivan mantém suas crias (vampiros que ele transformou) como seus escravos e arquiteta um plano brilhante para se libertar. Poucos vampiros são de sua confiança e são esses que o ajudam e levar o plano a diante, sempre com muita cautela, pois Ivan é poderosíssimo. Depois de muita luta eles conseguem destronar o Ivan e pensavam que estariam livres dele, como estavam enganados, Ivan ainda daria muito trabalho!

Duncan e seus amigos vampiros fundam um novo clã, os Celticos. Eles são fortes e com o passar do tempo vão aperfeiçoando as suas habilidades. Mas eles descobrem que não são as únicas criaturas da noite existentes, há uma grande variedade de seres noturnos camuflando-se entre os humanos, alguns não representam nenhum perigos, já outros...
Duncan e os vampiros que o acompanham não fogem de nenhuma luta, quando veem a necessidade de entrar em uma se preparam para isso. O que lhes rende batalhas sangrentas. O grupo enfrenta inimigos impetuosos e reage à altura de cada um deles, mas um em especial está incomodando e ameaçando mais que qualquer outro, este conhece as fraquezas, os medos e os pensamentos mais íntimos de Duncan e o deixa verdadeiramente preocupado.
Minha impressão
Eu gosto bastante de livros que falem sobre vampiros, mas reconheço que o tema está muito batido e é difícil surgir algo novo, vemos quase sempre as mesmas coisas, mas este livro traz muitas novidades - começando em fugir do tão clichê romance entre um vampiro e um humano.

A trama traz uma nova visão sobre os vampiros, embora mantenha algumas características básicas como o fato de não poderem se expor ao sol e habilidades conhecidas como agilidade e força superiores a dos humanos. O enredo possui muita fantasia, um pouco de romance, aventura e ação, com batalhas bem violentas e sangrentas. 

Os personagens estão bem desenvolvidos e cada um deixa a sua marca ao longo da trama, dentre os destaques eu posso mencionar Selena, uma vampira com um poder incomum e muito útil, e Norah, uma personagem que vai surpreender a todos, inclusive a nós, leitores. 

Os capítulos são muito longos, o que pode deixar a leitura cansativa em alguns momentos, mas não é um ponto negativo. No epílogo nós temos uma baita surpresa e dá para ter uma breve ideia do que vem pela frente, meio que ficam algumas pistas. Ah, quero deixar claro uma coisa, esse volume tem fim, tudo o que acontece nele se encerra, mas aparece um gancho para o próximo volume e fiquei curiosa! 

Leitura recomendada! 

Minha nota para o livro

18 comentários:

  1. Oi tudo bem?
    Confesso que estou com um pé atrás em relação a leitura com livros de vampiros pois assim como você disse o tema ficou batido mas é muito bom saber que ele trás novidades por esse motivo anotei a dica.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Beatriz!
    Gostei bastante da trama, embora não curta muito vampiros. Acho que esse livro, em especial, parece bem bacana para uma leitura sobre esses seres sem ser melodramática demais, mesmo com capítulos longos.
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Não conhecia este livro ainda, mas adorei conhecer. Não li muitos livros com vampiros, mas sei pelas opiniões que vejo que é sempre a mesma coisa. Que bom que este livro traz algo novo e não fica na mesmice. Adorei tua resenha!

    Beijos,
    http://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. O livro já ganhou pontos comigo por fugir do clichê, mas perde por se tornar em alguns momentos arrastado. Então o melhor a se fazer e dar uma chance quando a oportunidade surgir e tirar as minhas conclusões. Dica anotada e com destaque, pois não conhecia a obra e nem mesmo o autor.

      Beijos.
      https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

      Excluir
  5. Olá, eu amo livros que tenha vampiro, e esse livro me parece ser bastante diferente, fiquei curiosa para saber mais vou anotar aqui a dica

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu adoro livros com vampiros, mas confesso que são poucos que me chamam atenção, principalmente por serem sempre mais do mesmo. O projeto gráfico é bem bonito.
    Gostei bastante da forma como você trouxe suas considerações nessa trama, não me chamou atenção a trama em si, e não sei se encararia uma leitura dessas nesse momento.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Achei a trama bem legal e gostei da forma como você apresentou o livro. Mas confesso que cansei de vampiros. Quem sabe em outro momento? Outra coisa que não anda me atraindo são essas batalhas violentas que você comentou que existem na leitura. Acho que não é um bom livro pra mim no momento.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  9. Oiii Beatriz

    Não conhecia o livro mas só de saber que sai dos velhos clichês de sempre já dá um alivio, por fim. Infelizmente capitulos longos cansam mesmo a maioria dos leitores, por melhor que o livro seja. Passei por isso com A Rainha do Tearling e tinha horas que me dava até sono....
    De momento, vou deixar a sua dica passar, os vampiros não me atraem tanto e infelizmente quase todos os livros que li sobre vampiros me frustraram... Quem sabe futuramente.

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Não sou fã de livros sobre vampiros, prefiro os filmes. Mas lendo sua resenha lembrei da adolescência do meu filho. Ele chegou a colecionar uns livros que falavam sobre vampiros.
    Que legal que a leitura a agradou!

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi Beatriz querida, nunca li nada de vampiros por achar que me causaria medo, mas ando tentada a ler alguma coisa para ver se gosto. Amei a sua resenha, mas como os capítulos são um pouco arrastados, talvez não seja a obra que me inicie no tema.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  12. Oi Bea,
    Infelizmente como você mesma disse esse tema está um pouco batido demais e no momento não sinto mais vontade de ler nada relacionado a esses seres sobrenaturais. Quem sabe mais para frente.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Eu li vampiros? Já quero haha! Achei a história bem interessante e já estou curiosa para conhecer esse clã de vampiros. Confesso que gostei logo de cara do Ivan haha, pois ele parece ser aquele tipo de vampiro genuíno que quer ter o poder não apenas sobre os humanos, mas também sobre aqueles que ele transformou. Também gostei da história não possuir um romance, estava ficando meio clichê mesmo haha. Amei a sua resenha e espero conferir essa história um dia. Bjss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jennifer!!
      Que bom saber que você se interessou pelo livro!
      Ele está disponível para venda através de algumas livrarias como a Cultura, Asabeça, Scortecci, mas também através do contato direto comigo, se você preferir posso enviar pelo correio com os dados para depósito em conta bancária!
      Se vampiros é um tema que você gosta, acho que vai se surpreender com o Duncan e seus amigos! ;)

      Excluir
  14. Oi, tudo bem? Também concordo contigo sobre esse tipo de trama estar batida e pouco oferecer algo novo, mas acho que tive a mesma impressão que você: parece que tem elementos muito bons e que fogem das últimas publicações (como o romance vampiro-humana). Não fiquei interessada, mas achei legal o livro trazer novidades a um tema que já está bem saturado.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Oiii!

    Realmente, livros de vampiros costumam ser mais do mesmo e isso é bem triste na verdade. Mas fiquei feliz que essa obra sai da mesmice isso é bem bacana. Não leria por não gostar muito do genero.

    beijnhos.

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem? Nossa, espero que tenha novidades, porque apesar de também adorar vampiros, está bem batido :/ Vi que tem elementos diferente pelas fotos, o que anima também. Não sou fã de capítulos longos, porém se bem construídos dá para passar. Adorei a sua resenha <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir