[Resenha] Dumplin'

11 de agosto de 2017

Título: Dimpling'
Autora: Julie Murphy
Editora: Valentina
Páginas: 336
Ano: 2017
Adicione ao Skoob
*Cortesia da editora


Sinopse: Gorda assumida, Willowdean Dickson (apelidada de Dumplin’ pela mãe, uma ex-miss) convive bem com o próprio corpo. Na companhia da melhor amiga, Ellen, uma beldade tipicamente americana, as coisas sempre deram certo... até Will arrumar um emprego numa lanchonete de fast-food. Lá, ela conhece Bo, o Garoto da Escola Particular... e ele é tudo de bom. Will não fica surpresa quando se sente atraída por Bo. Mas leva um tremendo susto quando descobre que a atração é recíproca.
Ao contrário do que se imaginava – a relação com Bo aumentaria ainda mais a sua autoestima –, Will começa a duvidar de si mesma e temer a reação dos colegas da escola. É então que decide recuperar a autoconfiança fazendo a coisa mais surreal que consegue imaginar: inscreve-se no Concurso Miss Jovem Flor do Texas – junto com três amigas totalmente fora do padrão –, para mostrar ao mundo que merece pisar naquele palco tanto quanto qualquer magricela.

Resenha
Willowdean Dickson mora em uma pequena cidade do Texas. Clover City é famosa pelo evento que sedia, o concurso Miss Jovem Flor do Texas. A mãe de Will é uma ex-miss e dirige o comitê organizador. Will não tem um bom relacionamento com a mãe, mas só quando a tia de Will morre é que ela se dá conta do abismo que existe entre elas.

Will é gorda e não tem problemas em aceitar o seu corpo da maneira como ele é, mas a mãe tem e isso é um dos principais pontos que as deixam tão separadas. A mãe até lhe deu um apelido horroroso: Dumplin' (um tipo de salgado da culinária chinesa).
"-Talvez você não tenha notado, mãe, mas a questão vai muito além daquele apelido idiota. Você nunca vai assumir isso e dizer com todas as letras, mas sei que não suporta que a sua filha tenha essa aparência."
Mas o fato de estar acima do peso não a faz ter uma baixa autoestima, pelo contrário, ela é muito confiante. Só que as pessoas são cruéis e ela sofre bullying na escola por ser gorda. Will não abaixa a cabeça e se defende, ela aprendeu que quando se é alvo dessas pessoas é pior se acuar ou chorar pelos cantos.
"Já fui provocada o bastante na vida para saber que há várias maneiras de reagir ao bully. Só precisei chorar um vez, no segundo ano, para compreender que as lágrimas só servem para excitar a violência das pessoas."
Will vai trabalhar em um fast-food e a sua vida muda completamente. Começando por ela ter se apaixonado por Bo, um garoto lindo e reservado que trabalha com ela. Mas ela nunca imaginou que o sentimento que nutria por ele era correspondido e se surpreende quando os dois trocaram o primeiro beijo. O relacionamento com o Bo provoca sensações inesperadas nela. Will passa a temer o que os outros vão achar dela e também não se sente confortável quando ele apalpa a sua cintura e sente as suas gordurinhas.
Mas as mudanças não param por aí. Will tem uma melhor amiga, a Ellen, as duas sempre foram confidentes uma da outra e são inseparáveis... pelo menos eram. Uma briga acontece entre elas e a amizade fica de lado. Will sente muito a falta da amiga e tenta a todo custo reatar a amizade, o que não é uma tarefa fácil, as duas se magoaram bastante com as coisas que foram ditas.

Por algumas razões pessoais, Will decide que vai participar do concurso. Ela vai mostrar para os outros que pode ser feliz e gorda ao mesmo tempo e que o seu peso não deveria constranger ninguém. A sua atitude incentiva outras meninas que estão fora dos padrões de beleza a se inscreverem também. Elas sabem que não vai ser fácil, mas querem mostrar que são dignas de participar como qualquer outra garota.
Minha impressão
Eu adorei esse livro e queria muito tê-lo lido na minha adolescência. Eu era bem gordinha e a nerd da sala, então imaginem o tanto de bullying que eu sofri. Mas ao contrário da Will, eu não tinha essa confiança toda e chorava e me escondia mesmo. 

Em Dumplin' nós acompanhamos a trajetória de uma jovem gorda que se aceita do jeitinho que é e nos mostra que o nosso corpo não deveria incomodar ninguém. Quando a Will começou a se relacionar com o Bo perdeu um pouco da autoconfiança, mas isso não a deixa neurótica com o corpo ou triste, ela só não quer assumir a relação por ter medo do que as pessoas vão falar e também fica com vergonha dele (Quem nunca?).
"[...] de que adianta agir de um modo confiante, se eu não sou? Nunca pensei que me importasse com o que via no espelho. Mas Bo estragou isso. E deveria ser mais fácil gostarmos de nós mesmos quando outra pessoa gosta."
Qualquer adolescente é naturalmente cheio de questionamentos, por que seria diferente com ela? Will está passando pela fase mais complicada da vida e ainda está tentando descobrir quem ela é de verdade.

Dumplin' é um livro sensacional, com momentos de descontração, mas que fala sobre assuntos sérios. É um daqueles livros que a gente quer apresentar ao mundo todo.

Minha nota para o livro

13 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente adorei a resenha, já tinha visto o livro no instagram quando ele foi lançado, mas não tinha lido nada a respeito. O enredo do livro é muito interessante, e achei o livro bem diferente do que costumo ler, acredito que irei gostar muito desse livro.

    ResponderExcluir
  3. Olá Beatriz!
    Esse livro está na minha lista de próximas aquisições. Acho que a leitura dele é super válida e boa pra se fazer até uns debates, afinal lida com imagem, aceitação e isso muitas vezes não é nada fácil de lidar, ainda mais no convívio social.
    Adorei sua resenha e fiquei com mais vontade ainda de realizar a leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  4. Olá, primeira resenha que leio desse livro e, se antes eu já queria ele, agora quero mais ainda. Parece ser um livro com uma personagem que, com seu exemplo, passa uma mensagem muito importante sobre a autoestima.

    ResponderExcluir
  5. Oii, tudo bem?
    Ainda não tinha visto nenhuma resenha desse livro e não sabia do que a história se tratava mas já estou certa que irei amá-lo! É tão difícil ver protagonistas que estão bem consigo mesmas, Will parece ser uma personagem muito inspiradora, espero poder realizar a leitura em breve.
    Beijoss!
    Páginas Empoeiradas

    ResponderExcluir
  6. Oi, Beatriz!
    Tenho visto bastante divulgação sobre esse livro no insta da Editora, mas ainda não tinha lido nenhuma resenha. Gostei de saber que a personagem não se deixa abater pelo fato de ser gordinha, tenho certeza que Dumplin' é uma leitura incrível! E a personagem, bem, eu gostaria de conhece-la, e saber de tudo que irá rolar nesse concurso!

    Beijos!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Estou de olho nesse livro faz tempo já, acho essa temática de adolescência, aceitar o próprio corpo e ser fora do padrão imposto, mas ser feliz, muito interessante e importante de ser abordada.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  8. Oiii!

    Bia, eu não li essa obra ainda, mas tenho vontade de ler. Gostei de saber da premissa e como também não me encaixo em um dos padrões, com certeza me enquadro no numeor de pessoas que se indentificaria.
    Adorei a resenha e as fotos!!

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  9. Beatriz, adorei a premissa do livro, não fazia ideia que era isso.
    Apenas posso dizer que também queria ter lido na adolescência, pois sofri bullying pelo mesmo motivo que você.
    Antes eu não me interessava por essa leitura, mas agora mudei de ideia.

    ResponderExcluir
  10. Oii, adorei esse livro. Já tinha ouvido falar dele e acho a história sensacional. As fotos estão lindas.
    Estou seguindo o blog (perfil pessoal Aline Bettú Bechi. Beijos
    http://amorliterarioblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Bia!
    A cada resenha fico com mais vontade de ler este livro!
    Acho que deveria ser leitura obrigatória para todo mundo!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Já AMEI o livro so pela sinopse,já li outro livro da autora e gostei bastante, mas ainda nao conhecia esse, obrigada 😘

    ResponderExcluir
  13. Já tinha visto a capa do livro mas não tinha a menor ideia da história... Adorei! Com certeza vai ajudar muita gente a passar por essa fase muitas vezes complicada que é a adolescência. Agora que vi que ela se inscreve no concurso de Miss que entendi a capa. Foi pra lista de compras com certeza.

    ResponderExcluir