[Resenha] Rio dos Ventos

12 de julho de 2017

Título: Rio dos Ventos
Autor: Fabiano Alexandria
Editora: Autografia
Páginas: 222
Ano: 2017
Adicione no Skoob
*Cortesia da editora


Sinopse: Antônio e Ângelo são frades do Convento Santo Antônio, que, assim como a Igreja, faz parte do complexo São Francisco, local repleto de histórias, cujo início das construções datam de 1588. Este palco histórico já foi utilizado como fortificações durante as invasões holandesas onde, até os dias atuais, várias lendas resistem ao tempo – como a de um túnel que teria sido edificado com a finalidade de servir como roteiro de fuga até o Rio Sanhauá, afluente do Paraíba. Ambos descobrem que a lenda do túnel é realidade e que muito mais coisas estão escondidas ou esquecidas pelo tempo. Entretanto pessoas erradas e influentes também tinham o conhecimento dessas descobertas e de seu valor incalculável.

Resenha
"Então, quase como num reflexo, coloca o objeto dentro de sua boca, tendo o cuidado para não engolir ou engasgar. Com o cabo do remo que havia no barco, passa a friccionar na lateral, como se quisesse escrever ou desenhar algo, mas, antes que terminasse, cai inconsciente."
A trama começa com uma narração angustiante sobre os últimos momentos de vida do frei Antônio. Ele descobriu algo importante e isso colocou a sua vida em risco. Existe uma lenda acerca de um túnel no Convento Santo Antônio, a descoberta do frei está relacionada à lenda e ele foi pego enquanto explorava a área.

Após uma luta com a pessoa que o encontrou - e que tentou matá-lo - ele conseguiu fugir, ferido, casando e carregando um segredo consigo.
O frei percebe que não conseguirá ir muito longe e que morrerá em poucos minutos, então, esconde um valioso objeto em sua boca e tenta escrever uma mensagem em um barco que usou para escapar. No entanto, a mensagem não chegou a ser completada, pois o frei morreu antes de terminá-la.

A partir daí, começa uma investigação policial. Os investigadores Bernard e Vanessa são os responsáveis por identificar os sinais deixados pelo frei e tentar entender o que aconteceu. A cada passo, novas pistas são encontradas e as coisas vão se encaixando.
Um novo assassinato acontece e ele traz ainda mais questionamentos, mas, ao mesmo tempo, mostra uma direção para as investigações. O cerco vai estreitando e todas as suspeitas levam para apenas um caminho... alguém acima de qualquer suspeita.
Minha impressão
Eu gosto muito de livros policiais e estava curiosa para realizar a leitura desse. Rio dos Ventos traz uma investigação policial em que os investigadores precisam desvendar enigmas e mistérios para descobrirem o que aconteceu.

Bernard e Vanessa passam por vários pontos da cidade enquanto seguem as pistas e a cada parada eles descobrem um pouco mais sobre a história do local, o autor teve o cuidado de dar detalhes históricos e isso passa um certo toque de realidade para a trama, que é baseada em uma lenda. 

Eu só achei que algumas cenas tiveram tantas informações que acabaram se desviando do foco por um momento e deixaram a leitura cansativa. 

Em relação ao mistério do livro eu gostei. Achei um pouco previsível, mas o desenvolvimento está bom, nos envolve durante a leitura e nos dá acontecimentos para que possamos fazer as nossas próprias especulações. Já o final foi bem surpreendente e dá sentido ao título do livro. 

A capa combina muito bem com o enredo e até passa um ar de suspense, achei que ficou muito bonita.

Enfim, é uma obra recheada com conteúdo histórico, com muita investigação, mistério e um romance bem leve. Eu gostei do livro e indico a leitura. 

Minha nota para o livro

20 comentários:

  1. Oiii linda, tudo bem?
    Tambem recebi esse livro da editora par resenha, mas ainda nem o toquei para realizar a leitura. Gostei de saber a sua opiniao e espero que eu não va me estressar ou desistir com tantos detalhes, afinal sou meio chatinha nesse quesito.
    Beijos amada

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Amei a sinopse desse livro que junto com a capa criou um ar de suspense muito instigador, me deixou muito curiosa. Uma pena saber que por vezes a leitura se torna cansativa por conta do excesso de informações. Isso por vezes me desanima muito e pode até me fazer desistir da leitura mas guardarei a dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Beatriz! Tudo bem?
    Eu me interessei por esse livro, de certo modo, ele me lembrou O Nome da Rosa (provavelmente pelos fatos se desencadearem no mosteiro hahaha). Vou deixar na minha lista de sugestões! ;)
    Bjos!
    Lucy
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela Resenha. Uma boa surpresa. Creio que você compreendeu a minha intenção, que não foi no leitor desvendar os responsáveis e sim os motivos que levam as pessoas a realizar seus atos. Embora seja uma ficção, todos os locais (mosteiro, mercado, etc.), itens pesquisados pelos investigadores, as evidências e pistas encontradas, todas são verdadeiras, incluindo a lenda do túnel do complexo religioso. Uma aventura que envolve uma região cuja historia é pouco conhecida para muitas pessoas. Mais uma vez Obrigado por eu ver mais uma resenha sobre o livro. Se me permitem, o livro possui um site oficial com mais informações. https://riodosventos.blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fabiano.
      Muito obrigada pela visita ao blog e pelo seu comentário.

      Excluir
  5. Olá Beatriz tudo bem, falou investigação eu já fico interessada, eu leio muitos livros desse gênero e gosto muito. A história é bem legal lendo a sua resenha, e concordo com vc sobre quando o autor acaba perdendo o foco no meio do livro deixando um livro cansativo, eu li um recentemente chamado Indesejadas que falo exatamente isso na resenha, mesmo que o livro seja satisfatório, acaba pecando no excesso. Mas no geral eu leria sem problemas. Bjkas

    ResponderExcluir
  6. Oi Beatriz, não conhecia o livro, é impressão minha ou o enredo tem um "q" de Código da Vinci? Pelo menos me lembrou enquanto lia a resenha. Talvez por ter religião no enredo.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rose. Acertou em cheio, o livro tem um "q" não só de Código da Vinci, mas de todos os livros do Dan Brown.

      Excluir
  7. Oii, tudo bem?
    Não conhecia o livro, adorei as imagens. Não sou fã do gênero policial por motivos de EU NÃO CONSIGO LER DEVAGAR, rsrsrs
    Gostei de saber que a história é baseada em uma lenda, não li muitos livros assim, mas adoro quando o autor se baseia em lendas, sabe? Também adorei o fato do livro ter esses detalhes históricos, realmente dá um ar de realidade para a trama. Pena você ter achado algumas partes previsíveis, mas acredito que do jeito que sou lerda acabaria me surpreendendo com tuso, rs
    Apesar de não curtir o gênero, vou anotar a dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Eu não sou tão fã de livros desse gênero, mas a história me pareceu bem legal. Gostei de conhecer.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  9. Olá!!
    Nunca tinha ouvido ninguém comentar sobre esse livro e achei a premissa dele muito interessante, me fez lembrar a trama de O nome da Rosa de Umberto Eco. Vou anotar essa dica =)

    ResponderExcluir
  10. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro ainda! Mas ainda bem que gostaste de fazer a leitura dele!... SO e pena que não tanto assim...

    Enfim, eu acho que e ótimo que o enredo encaixe e que o mistério se mantenha... No entanto, e muito mau que essas cenas informativas tornem a leitura cansativa!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  11. Nossa, que leitura interessante! Adoro investigação, e pensar isso num cenário antigo, envolvendo frades, possivelmente religião, história, questões regionais... adorei essa combinação! Uma pena ser um pouco previsível. Acho meio difícil, na verdade, construir um cenário investigativo com a dose certa de mistério. Vejo muitos autores sendo meio óbvios, enquanto outros surgem com uma solução do nada, sem pistas. É um gênero meio ingrato nesse sentido.
    Mas achei o tema interessante, acho que leria sim!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá, eu gosto desses livros com mistérios e onde temos que tentar descobrir quem é o culpado. Ainda não conhecia esse livro, e mesmo com suas ressalvas é uma leitura que eu faria.

    ResponderExcluir
  13. Nossa, adorei essa resenha, fiquei bem curiosa e preciso saber qual é esse segredo que o frei descobriu. Adoro um enredo com mistério e de investigação policial.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi Bia!
    Gosto muito de histórias que os personagens tem que desvendar enigmas! Só uma pena alguns momentos o autor ter perdido o foco.
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Oi, Beatriz :)
    Gosto bastante de enredos que tenham teor histórico pois acaba dando uma profundidade para as cenas.
    Fiquei bem intrigado com a tal lenda que deu origem a obra.
    A capa é linda demais e misteriosa ao ponto de me fazer desejar ter essa leitura futuramente.
    Para quem adora um bom suspense a obra promete. Fico feliz em saber que tal enredo é nacional. <3
    Obrigado por estar ajudando a compartilhar a literatura brasileira através das suas impressões, Beatriz. ^^
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Oi. Confesso que ao ler o começo da resenha quase não parecia muito do estilo que gosto de ler, mas o teor de suspense e mistério deu uma animada. Gostei do seu ponto de vista sincero e bem detalhado. Assim podemos saber bem a fundo o que esperar de uma leitura.
    Beijo 😘

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem? Confesso que não sou fã de romances policiais, mas parece que esse tem um quê diferente. Achei a capa atraente e só fiquei um pé atrás com isso de tantas informações que fugiam do foco. Eu gosto de história bem detalhadas, mas tem que ser na medida certa. Adorei!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá,

    Recentemente, eu li A Garota no Trem e achei a pessoa suspeita previsível, mas, apesar disso por ter tido um bom desenvolvimento e ser uma história bem construída, eu amei o livro! E espero que isso aconteça em Rio dos Ventos, pois premissa boa o livro tem.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir