[Resenha] Profissão Futuro | Livro-Caixinha

13 de junho de 2017

Título: Profissão Futuro
Autores: Anna Kelly Frota, Huaina Ribeiro, Alessandra Seregatte
Editora: Matrix
Páginas: 100 cartas
Ano: 2016
Adicione no Skoob
*Cortesia da editora


Sinopse
Neste livro em forma de caixinha estão 100 cartas, cada uma com uma pergunta, para levar o jovem à reflexão sobre as escolhas do seu futuro profissional. Ele será levado a pensar em cinco temas importantes sobre essa decisão: escolha, autoconhecimento, mundo do trabalho, informação profissional e projeto de futuro.
Quem nunca se sentiu pressionado ao ter que escolher quais caminhos seguir? Quando estamos no ensino médio essa pressão parece que aumenta. São muitas questões para decidirmos e uma das mais importantes é a profissão que escolheremos para a vida. 

Mas como escolher? Como saber se a profissão escolhida será a certa e não nos arrependeremos depois? O livro-caixinha Profissão Futuro pode não responder a essas perguntas diretamente, mas leva o jovem a refletir e entender melhor o que quer. 
A caixinha traz 100 cartas que se dividem em cinco temas: Autoconhecimento, mundo do trabalho, projeto de futuro, informação profissional e escolha. São 20 cartas para cada tema e cada uma delas possui uma pergunta específica dentro de cada assunto.

Tais perguntas não mostram exatamente o que fazer, o livro não tem uma fórmula mágica, tampouco é um teste de aptidão, mas ele ajuda a abrir a visão do jovem, proporcionando a ele mais confiança na sua escolha. Ao ser questionado sobre determinados assuntos, o jovem vai encontrando as suas singularidades e vai percebendo quais as profissões mais se encaixam ao seu perfil. 
Exemplos de cartas em cada um dos cinco temas:
  • Quais talentos você tem? (Autoconhecimento)
  • Qual a arte que ajuda você a se expressar melhor? (Autoconhecimento)
  • Qual tipo de chefe você não gostaria de ter? (Mundo do trabalho)
  • O que você prefere: ser autônomo ou ter carteira assinada? (mundo do trabalho)
  • Como você quer ser lembrado? (Projeto de futuro)
  • O que é mais importante para você: ser referência em algo ou ter dinheiro? (Projeto de futuro)
  • Quais atividades você gostaria de realizar no seu trabalho cotidiano profissional? (Informação profissional)
  • Como é o lugar em que você não trabalharia? (Informação profissional)
  • Como se sente quando escolhem por você? (Escolha)
  • O que faz você desistir de algo? (Escolha)
Minha impressão
A proposta desse livro-caixinha é excelente não apenas para os jovens, mas para quem quer ingressar no mercado de trabalho e não tem ideia de por onde começar. É interessante a maneira como as perguntas estão preparadas para explorar e extrair as respostas mais verdadeiras do leitor. 

Eu achei semelhante a um quebra-cabeça, em cada resposta o jovem vai deixando uma peça e no final, ao juntar todas, ele pode ter uma visão mais ampla do que quer e de qual profissão seguir. Claro que o livro não presenta uma solução formulada ou mostra as profissões para cada perfil, mas ele é capaz de dar uma direção e isso é importante e ajuda muito. Pode até ser um diferencial para quem está sem saber o que fazer, pode organizar as ideias e dar uma luz. 

É um ótimo presente para quem está no ensino médio e/ou se preparando para faculdade. 

4 comentários:

  1. Olha que interessante, ainda mais porque meu filho não tem nem ideia do que gostaria de fazer, e como ele estará indo para o ensino médio, seria um ferramenta a mais para ele. Obrigada pela dica.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  2. Oi Bia,

    Achei super interessante, nunca tinha visto nada neste aspecto.
    Gostaria de ter conhecido uns 8 anos antes pelo menos rs ..
    Dica anota ! 😚

    ResponderExcluir
  3. É muito bom para trabalhar com crianças maiores. É tão difícil escolher a profissão, pior ainda é não saber se aquela é a certa. Achei bem interessante os pontos que tu insinuou e retratou. De fato, a gente só consegue escolher o que quer da vida no ensino médio! O que é terrível!

    ResponderExcluir
  4. Oi Beatriz, sua linda, tudo bem?
    Antes de mais nada, já fui conquistada logo de cara com essa caixa, super criativo fazer o livro em formato de cartas. Eu tive a mesma impressão que você quando li os exemplos de cartas que colocou: depois de respondermos todas as perguntas, se formos olhar para as respostas nos surpreenderemos com o que queremos ser, nossas expectativas. É como se ele fosse um guia, ele dá as coordenadas, mas somos nós que encontrarmos a resposta. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir