[Resenha] Shift

5 de maio de 2017

Título: Shift
Autora: Em Bailey
Editora: Onyria
Páginas: 296
Ano: 2017
Leia a sinopse no Skoob
*Cortesia da editora


Resenha
Olive passou por uma situação trágica e prefere ficar sozinha. Ela não quer receber os olhares maldosos dos colegas da escola e não é muito sociável. A notícia de que uma aluna nova está chegando deixou a todos alvoroçados, dizem que Miranda matou os seus próprios pais e desde então vive pulando de casa em casa. Olive é a única que vai perceber algo de errado acontecendo na escola e que Miranda é a responsável. Continue lendo a resenha e saiba mais sobre a obra.
Olive já foi uma daquelas alunas mais populares da escola, aquelas que todos querem agradar. Ela e Katie eram as melhores amigas mas agora as duas se odeiam. Olive olha para o seu passado e não consegue entender como pôde ter tido uma vida tão fútil e como conseguiu suportar a Katie. Hoje ela não quer mais toda essa tenção, na verdade, ela prefere ser invisível para os outros .

Olive não quer manter contato com os demais alunos da escola, ela não se sente bem, não gosta de como olham para ela. Mas algo aconteceu para que a situação chegasse até esse ponto. Algo muito ruim mudou a vida de Olive e ela tenta, dia após dia, superar os seus limites e conviver com a dor das lembranças. Olive se sente culpada pelo que aconteceu e também se sente culpada pelo divórcio de seus pais; para ela, a sua família se destruiu por causa do "incidente".
"Antes mesmo que Miranda Vaile começasse a frequentar as aulas em nossa escola, havia duas coisas que todos já sabiam sobre essa garota. A primeira era que ela não tinha pais - eles estavam mortos. E a segunda? Eles estavam mortos porque Mirada os matara."
Olive só tem uma amiga, a Ami. Ela e Ami se conheceram após o incidente e a amizade foi inevitável. Quando Miranda chega, Olive e Ami percebem que ela é uma garota estranhamente frágil e ao mesmo tempo misteriosa. Miranda é muito franzina e parece se misturar com a paisagem de tão apagada que é. Logo ela cai no esquecimento e se mistura com o lugar, sempre andando sozinha mas sempre observando tudo e todos ao seu redor.

Olive e Ami se interessam muito pela Miranda, elas sabem que os boatos devem ter algum fundo de verdade e passam a observá-la com a expectativa de descobrir algo... e realmente descobrem. As amigas percebem que Miranda está seguindo Katie, a garota começa a imitar o jeito dela e até chega a provocá-la. Mas em pouco tempo as coisas mudam, após uma ocasião em que Miranda defende a Katie, elas duas passaram a andar juntas e estão se tornando amigas inseparáveis.
A apagada Miranda começou a ganhar cor e destaque na escola. Ela foi ficando cada vez mais parecida com a Katie. No início foram coisas pequenas como acessórios, depois foi passando para roupas e objetos mais valiosos que katie emprestava para a sua nova amiga. Por outro lado, Katie foi ficando mais relaxada com a sua própria aparência e estava emagrecendo muito. Era como se as duas estivessem trocando de lugar. As únicas que notaram isso acontecendo foram Olive e Ami.

Olive sabe que Miranda está fazendo alguma coisa, ela sente uma necessidade de proteger a sua ex-amiga mas não sabe exatamente o que está acontecendo. Então ela faz algumas pesquisas na internet e se depara com algo inacreditável mas que seria a resposta para todas as coisas sinistras que vinham acontecendo. Olive acha que Miranda é uma metamorfa e que quer matar Katie quando o processo de roubar a sua vida estiver concluído. Olive precisa salvar a ex-amiga mas não tem a menor ideia de como fazer isso, afinal, ninguém acreditaria em sua hipótese.
Minha impressão
Um livro extremamente instigante e viciante, com uma trama misteriosa e que nos deixa intrigados com os acontecimentos a cada instante. Shift é uma leitura prazerosa e conquista o leitor nas primeiras linhas. E o que falar sobre essa capa? simplesmente maravilhosa e desperta o interesse para conhecer a história. 

O enredo aborda assuntos sérios e importantes, é muito bem desenvolvido e possui personagens de personalidade forte. O mistério que se cria em relação ao passado de Olive vai se revelando aos poucos e vamos conhecendo mais sobre o incidente que mudou tanto a vida dela. Olive se sente culpada pelo divórcio dos pais, sente vergonha do que as pessoas pensam ou falam sobre ela. Em um momento de desespero Olive fez algo muito ruim e hoje convive com as consequências. 

A presença de Miranda na escola só aumenta o suspense dessa trama. Não se sabe quase nada sobre ela, mas Miranda é uma criatura fascinante, desvendar os seus segredos é uma das maiores questões da trama. Quando Olive e Ami levantam a suspeita de que ela é uma metamorfa nós embarcamos nessa ideia com elas e as atitudes de Miranda só passam a confirmar essa teoria. 

Mas além de tudo isso, na minha opinião, a maior jogada de Em Bailey é com Olive e Ami. Somos levados a acreditar em um cenário que se desconstrói pouco antes do final e o momento dessa revelação é espetacular e muito tenso. 

Um livro recomendadíssimo, que deixa o leitor confuso durante a leitura e surpreso com o final. 

Minha nota para o livro

14 comentários:

  1. Desde que li a primeira resenha sobre esse livro fiquei interessado. Após você falar sobre essa questão de metamorfo (espero que não tenha disso um spoiler kkk) , percebe-se que a capa demostra um pouco disso (que legal!). Eu gosto bastante de histórias cuja trama envolve o contexto escolar, e Shiff por abordar temas legais e apresentar personagens fortes certamente será uma leitura que vai me agradar. Vou ver se consigo lê-lo o quanto antes. Beijos Do Wes ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PS: Só corrigindo é *Shift (desculpa , esses corretores mais atrapalham do que ajudam hahah)

      Excluir
    2. Oi, Wesley.
      Qe bom que ficou interessado na leitura, é um livro surpreendente! A questão de metamorfo não é spoiler, aliás, acontece logo nas primeiras páginas do livro e o suspense se desenvolve a partir daí ;)

      Excluir
  2. Uauu...que livro é este que eu ainda não conhecia? Quero pra já pois amo histórias viciantes e que nos causa todos os tipos de sentimentos. Lista já!
    Parabéns pela ótima resenhar pela super dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Agora a capa faz sentido! Muito boa a história, bem diferente, parece ser um livro que você não quer largar pra entender logo tudo o que está acontecendo!
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa eu já estava louca para ler esse livro, sua resenha me instigou mais ainda, além do mais achei a capa linda de morrer, Obrigada pela Dica e parabéns.

    ResponderExcluir
  5. OI Beatriz,
    Achei que a parte antes do minhas impressões trouxe informações demais ao livro, o deixando desinteressante. O legal seria ler e descobrir o que está acontecendo com a Miranda. Com isso o livro me parece ser bem legal, mas perdi a vontade de ler pois já sei o que esperar.
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jessica.
      A parte antes de "minhas impressões" não tem quase informação nenhuma do livro, por incrível que pareça eu fui bem superficial na resenha para não soltar nenhum spoiler. A parte que eu disse que a Olive acha que ela é uma metamorfa não é spoiler, acontece logo nas primeiras páginas e é uma das questões centrais do livro. Acho que falar na resenha que a aluna nova parecia ter matado os pais e alguma coisa estranha acontecia seria quase a mesa coisa que a sinopse.

      Mas enfim, sinto por ter perdido a vontade de ler. Quando visitar o blog para ver as resenhas, você pode ler apenas a parte final e conferir a minha impressão sobre o livro, assim você não fica sabendo nada da trama ;)

      Excluir
  6. Oii, tudo bem?
    Não conhecia a obra, mas pela premissa parece ter bastante suspense. Gostei da capa, acho que faz juz a história, mas não tenho certeza se leria. Acho bom que aborde temas importantes e que tenha personagens fortes, mas não imagino que eu fosse gostar de uma garota tentando imitar a outra, só de pensar nisso me irrita uuahsuahs parece que a personagem não tem personalidade própria.
    A dica é boa, mas acho que vou deixar passar dessa vez.
    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Eu acho a capa desse livro sensacional. O enredo é juvenil e bastante válido, despertou minha atenção, achei diferente, não ficou naquele mais do mesmo. quero ter a oportunidade de ler, o enredo é instigante para saber o que se passa na vida de Olive, o que acontece na escola, enfim... gostei

    ResponderExcluir
  8. Ainda não conhecia esse livro, a capa dela me chamou atenção e lendo a resenha fiquei curiosa para saber mais sobre essa historia, parece que a autora consegue trabalhar temas bem importantes ao longo dessa historia e trazendo todo aquele ar de mistério, me deixando curiosa para saber o que aconteceu !!

    ResponderExcluir
  9. Caraca, Bea! Eu já tinha lido uma resenha sobre esse livro, mas a sua ficou demais. Deu aquela sensação de: PRECISO DESSE LIVRO!
    Todo o mistério, todos os casos, tudo me chamou atenção, inclusive a capa.
    Agora, mais do que nunca, quero ler essa obra <3

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia a obra, só de olhar a capa me chamou atenção rs ..
    Gostei muito da sua opinião, vou adicionar na minha lista de compras.
    Parabéns pela resenha me convenceu rs ..

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    Só por essa capa diferente o livro já me chamou a atenção, mas saber o que as pessoas estão achando do livro e vendo que todos os comentários que li até agora foram super positivos, me deixa muito animada para essa leitura. Pelo o que vejo, além de um certo suspense, essa questão de temáticas importantes vai deixar a leitura muito melhor e tem cara de ser um livro que nos fará pensar, espero ter a oportunidade de lê-lo.

    ResponderExcluir