[Resenha] Perto do Fim

30 de maio de 2017

Título: Perto do Fim
Autora: Rosa Mattos
Editora: Selo Jovem
Páginas: 246
Ano: 2017
Leia a sinopse no Skoob
*Cortesia da autora


Resenha
Jeff Weber perdeu a vontade de viver quando duas pessoas que ele amava morreram de maneira trágica. Após tentar se matar e não conseguir, ele convive com a dor da perda e a culpa por ter sido o responsável pelas mortes. Mas a sua rotina muda quando ele ouve o pedido de socorro de uma jovem e ao salvá-la entra na mira do agressor.
"Manter-me vivo, lembrando dia após dia a pior de todas as lembranças, será o meu castigo, a minha penitência."
Com a morte de duas pessoas amadas, Jeff não via mais sentido na vida e para acabar com o seu sofrimento tentou se matar. Ele jogou o carro contra um poste mas foi socorrido e sobreviveu sem sequelas. Desde então, seus dias são tristes, sombrios e solitários e não há um dia sequer que ele não se culpe pelas mortes.
Jeff tem uma boa condição financeira e vive sozinho, apenas com a companhia de um casal que trabalha para ele. O relacionamento entre Jeff e o pai é conturbado, eles apenas se toleram quando é necessário. Mas o pai de Jeff é um homem muito controlador e quer manter o filho nas rédeas, mesmo contra a sua vontade, sem que o filho saiba.

Um dia, a pacata e triste rotina de Jeff muda. Da sua casa ele escuta os gritos de socorro de uma mulher e não pensa duas vezes, sai correndo em seu socorro. Ao chegar ele salva a jovem e o agressor dela jura que irá se vingar por ele ter atrapalhado.
"E antes de fugir dali, ele me ameaça:
- Você me paga! Tá me ouvindo? Você me paga! Guarde bem isso! - pragueja, apontando o dedo em minha direção."
Na hora Jeff não achou que o homem estivesse falando sério... mas ele estava. O homem misterioso passa a perseguir Jeff e a fazer ameças mais concretas. Ao mesmo tempo, Jeff começa a se aproximar da jovem que salvou, Valentina. Eles iniciam uma amizade e logo percebem que os dois têm algo no passado que os impede de serem totalmente felizes no presente.
Minha impressão
Eu já conhecia a escrita da autora e estava bem ansiosa para ler esse livro. Eu achei a trama bem interessante, o começo foi carregado de muito drama e dá para sentir a agonia de Jeff com as mortes trágicas. Logo depois, quando ele ouve o grito de socorro da Valentina e a salva, as coisas começam a ficar mais tensas, só que eu achei que essa tensão foi acabando conforme a história se desenvolvia. 

Embora o romance entre Jeff e Valentina seja fofo, eu achei que aconteceu rápido demais. O que eu entendi foi que Jeff via nela um escape para os seus anos de sofrimento, como se não quisesse deixar esse resquício de felicidade que surgiu se perder ao deixá-la partir. 

A Valentina também passou por uma situação trágica e hoje tenta conviver com a sua dor. Ela estava indo passar uns dias com o tio para tentar espairecer, foi quando pegou carona com um desconhecido e se Jeff não tivesse aparecido as consequências poderiam ter sido desastrosas. Os dois, Jeff e Valentina, vão aprender a confiar um no outro e a oferecer apoio quando necessário. Mas Jeff recebe uma notícia que o deixa sem saber o que fazer e ele se desespera. Em meio aos ataques do homem misterioso receber tal notícia é algo devastador. 

Minha nota para o livro

15 comentários:

  1. Olá,

    Não tinha conhecimento dessa obra ainda, porém achei a premissa muito forte e me parece que vai ter uma carga dramática intensa, e eu gosto muito disso. Mas, também me parece que vai ser um livro difícil em alguns momentos, e estou evitando livros emocionantes por agora, acabei de sair de uma ressaca literária e não quero ter outra haha. Contudo, anotarei a dica sim.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Beatriz.
    Gostei da sua resenha, mas essa nota no final não me animou muito!
    Acho que vou esperar por um livro nota cinco!! Rs...
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Eu nunca tinha ouvido falar nessa obra não. Achei ela até interessante é com uma capa muito bela, mas depois que li a sua resenha fiquei com um pé atrás. Acontecer um romance rápido de mais é o que eu mais tenho lido ultimamente e isso me chateado muito kkkk. Até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Beatriz, não conhecia o livro, e tem vezes que um relacionamento que acontece tão rápido acaba tirando um pouco o brilho do enredo, o que é uma pena.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Sua resenha foi muito boa para apresentar o livro para quem - como eu - não o conhecia. No entanto, achei a carga do drama bem grande e no momento estou precisando de tramas mais alegres e mais leves. No momento, vou passar a dica. Obrigada por ter compartilhado suas opiniões conosco! Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Oie!
    Confesso que não me interesse pelo livro. Gostei muito da sua resenha, do que apontou sobre a trama, mas a sinopse do livro não me chamou muito a atenção.
    Vou deixar para outro momento, quem sabe eu fique interessada pela trama.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  7. Olá! Fiquei curiosa para saber quem são as pessoas que o personagem ama e que morrem de maneira trágica e também como ele se sente em relação a tudo, os motivos reais que o levaram à tentativa de suicídio. E, claro, como ele consegue se envolver com uma pessoa depois disso e como se desenvolve esse romance que, pelo que você conta, é rápido demais. Vou procurar saber mais para adicionar à minha lista.
    Beijos!
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Beatriz
    Acho que ainda não tinha lido nenhum resenha do livro. A premissa dele é boa, mas já desanimei em saber que o romance se desenrola rápido demais, não gosto quando acontece isso. Mas gostei que tem um clima de tensão também.

    Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Sua resenha conseguiu me animar e me deixar curiosa com o livro, apesar da nota e do desenrolar rápido do romance que me deixaram meio ressabida, principalmente com a situação trágica que da início ao drama do protagonista. Apesar dos pontos ruins parece ser uma leitura boa pra quem gosta de algo mais tenso e não custa dar uma chance.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi Bia!
    Acho que eu não leria esse livro não...começos com muito drama geralmente me desagradam, e o romance acontecer rápido demais também é um problema.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi Bia,
    O livro traz drama e gosto muito disso. Talvez a questão do romance rápido demais possa me incomodar também, mas não é uma coisa que sempre me desagrade.
    Não conhecia essa obra e fiquei curiosa para conferir o livro na integra. Sua resenha me deixou instigada.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  12. Oi Bia,
    eu gosto de livros dramáticos e acho que me envolveria rapidamente com esta trama. Mas também não curto romances rápidos, por isso, não irei com as expectativas muito altas quanto ao romance.
    Amei a dica e fiquei curiosa pra conhecer a escrita da autora.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Ola lindona, confesso que a premissa do livro não me chamou muita atenção, e romances rápidos podem acontecer mas precisam convencer o leitor, uma pena que a leitura não atendeu todas suas expectativas. Quem sabe em outro momento você releia o livro e veja a situação por outro prisma. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  14. Oi.
    Não conhecia o livro, gostei da premissa e a capa está lindaa, um arraso.
    Gosto de personagens com um passado dolorida e uma familia conturbada, acho que isso deixa mais real, nos deixa mais perto do personagem... Uma pena que o romance aconteceu rapido de mais...

    ResponderExcluir
  15. Oi Beatriz, tudo bem? Mulher, só pela sinopse eu já fiquei bem curiosa. Esse ponto de o agressor querer se vingar do garoto parece ser super interessante. Gostei muito da sua resenha, mesmo os pontos negativos, e confesso, quero ler a obra hahah! Obrigada pela dica.

    Beijos,
    www.paginasincriveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir