[Resenha] Ginástica Cerebral | Livro-Caixinha

26 de maio de 2017

Título: Ginástica Cerebral
Autora: Carla Silva
Editora: Matrix
Páginas: 100 cartas
Ano: 2017
Adicione no Skoob
*Cortesia da editora


Sinopse
Neuróbica é a ginástica para o cérebro que visa melhorar a memória e a concentração. A neuróbica busca contrariar a rotina, estimulando e turbinando as conexões cerebrais, indo na contramão das facilidades da vida automatizada que acabam engessando a nossa criatividade e imaginação. Este livro em forma de caixinha traz 100 cartas, cada uma com uma dica de neurofitness para você malhar as sinapses. Escolha uma por dia e garanta uma mente mais em forma.
Ginástica Cerebral é um livro em formato de caixinha, seu objetivo é ajudar a exercitar o cérebro através de 100 cartas. Encontramos dicas variadas que apresentam atividades que vão de básicas a mais complexas.

A ideia é escolher uma carta por dia e seguir a recomendação que estiver nela. Com isso, pode-se melhorar a concentração, memória e atividades motoras. A neurofitness não busca introduzir novas tarefas no seu cotidiano, pelo contrário, ela usa as suas práticas do cotidiano sendo realizadas de maneira um diferenciada. 
Ao realizar as tarefas diárias de outra maneira, estamos estimulando o cérebro a ser concentrar mais nelas. 

Quando passamos a usar as 100 cartas, uma por dia, é exatamente isso que acontece. Cada uma delas, por mais simples que possa parecer, está estimulando o cérebro e nos fazendo designar mais atenção para o que víamos como algo rotineiro. Vemos, ainda, exercícios com os mais variados graus de dificuldade e alguns precisarão de um pouco mais de atenção para que se obtenha êxito. 
Exemplos de cartas:
  • Escove os dentes com a mão contrária à de costume;
  • Passe o dia olhando as horas com o relógio virado ao contrário;
  • Com os olhos fechados, pegue objetos na bolsa ou pasta, identificando-os apenas pelo tato;
  • Mude a localização de objetos familiares que normalmente você pega sem pensar onde estão;
  • Conte de 1 a 100 pulando os números pares;
  • Diga em voz alta os meses do ano. Primeiro em ordem inversa e depois alfabética;
  • Feche os olhos e escreva pelo menos dez palavras, tentando grafá-las em linha reta.
Minha impressão
Eu gostei muito do livro-caixinha. Eu sempre exercitei bastante o cérebro mas confesso que algumas das atividades que foram propostas me "embaralharam" (deu bug mesmo) e até foi divertido tentar algumas vezes até conseguir realizá-las. 

O legal é escolher uma carta por dia e tudo fica ainda mais interessante se fizer em dupla ou grupo, eu fiz as atividades com o meu marido e foi uma ótima experiência, inclusive, durante uma conversa com a família falamos sobre a caixinha e todos gostaram. 

Minha nota para o livro

13 comentários:

  1. Oi, Beatriz! Que legal! Eu não conhecia essa caixinha e além de ser um ótimo exercício para o cérebro, também parece ser super divertido. Sua resenha está ótima e fiquei curiosa em relação aos desafios, adoraria tentar um dia. Dica anotada, bjss!

    ResponderExcluir
  2. Oie, tudo bem?!?! Nossa muito legal esse livro. Muito interessante fazermos essas coisas que teoricamente são simples, mas que nosso cérebro assume como muito difícil, já que não o fazemos sempre. Ele também precisa de exercício.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. "Passe o dia olhando as horas com o relógio virado ao contrário;"
    Meu Deus, eu ia ficar insana com isso. Ia bugar total. Porque sempre tive dificuldade com relógios e se tivesse que virá-lo ao contrário, ficaria perdidinha. Mas é bom estimular o cérebro com coisas boas para ele e para nós. Valeu pela dica! Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Adoro essas coisas diferentes assim... sempre faço palavras cruzadas para exercitar o cerebro, quem trabalha com ele, 100% do seu tempo sente maior cansaço e necessita desse tipo de exercicio...

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Um livro em formato de caixa? Adorei a ideia. E pelas atividades citadas, fiquei com vontade de adquirir ele e poder exercitar meu cérebro, ainda mais sabendo que você gostou da "leitura".

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Deve ser bem bacana mesmo, eu fazia bastante exercíciosexercício do gênero, mas com o tempo acabei parando, acho que esse negócio das cartas deve ser um ótimo incentivo.

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro , mas a ideia é interessante, parece com alguns jogos infantis ou jogos utilizados para quem tem dificuldade de aprendizagem, apreciei a dica, vou comprar o meu.

    ResponderExcluir
  8. Oii Beatriz, tudo bem? Gostei da ideia do livro e o formato, achei bem bacana. Parece ter tarefas mega interessantes! Adorei sua resenha e saber que gostou :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Achei legal a ideia, só não a executo porque não tenho tempo. Mas a ideia é bem original.

    ResponderExcluir
  10. Oi Beatriz, sua linda, tudo bem?
    Que coincidência, estava falando agora mesmo sobre as formas de manter o cérebro em atividade. Amei essa ideia, as atividades propostas são possíveis e essa ideia da caixinha com cartas foi super criativa e dá a impressão de que é um jogo, o que nos estimula. Não vejo a hora de ter para poder praticar também. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oiii!!!
    Eu não conhecia essa obra e achei maravilhoso esse negócio de uma cartinha com atividade por dia, acho que torna muito mais bacana e cumpre o objetivo da obra.
    Dica anotadinha!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Ola Bea lindona amei essa ideia da caixinha com as cartas com dicas, com certeza são exercícios que nos ajudam, muitas vezes exercícios simples dão grandes resultados, até pensei em comprar para minhão mãe. ótima dica. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  13. Olá
    Gostei muito desse livro-caixinha...obrigada por compartilhar com a gente
    Como são as outras fichas?Fiquei curiosa

    ResponderExcluir