[Resenha] O Perfume da Folha de Chá

10 de abril de 2017

Título: O Perfume da Folha de Chá
Autora: Dinah Jefferies
Editora: Paralela
Páginas: 432
Ano: 2017
Leia a sinopse no Skoob
*Cortesia da editora


Resenha
Gwendolyn Hooper casou-se com um dos maiores produtores de chá e foi morar com ele no Ceilão. Mas ao chegar na fazenda ela percebe que há muita coisa escondida no passado de seu marido e também terá que lidar com uma cunhada manipuladora. Algum tempo depois, Gwen se vê diante de um dilema que mudará a sua vida para sempre e lhe trará uma constante inquietação e uma tristeza imensurável. Leia a resenha completa e saiba mais sobre a obra. 
Gwen é uma jovem de dezenove anos e acabou de se casar com um dos mais importantes empresários do ramo de chá. Após o casamento ela vai morar com ele no Ceilão, mas o marido viajou antes para poder tratar de negócios. Quando a jovem chega em sua nova casa, logo percebe que existem coisas no passado de seu marido que o perturbam. A única coisa que Gwen sabe é que Laurence foi casado e que sua esposa morreu de maneira muito trágica, mas nem ele e nem os empregados da fazenda falam sobre isso.

Ela é uma jovem espirituosa e gosta de explorar os arredores da fazenda, em seus passeios ela acaba descobrindo mais sobre como funcionam as coisas com os empregados e começa a ficar cada vez mais indignada com a maneira como eles são tratados. Ao mesmo tempo, o seu casamento recente parece estar se esfriando e ela se sente solitária.
Enquanto tenta entender as razões de seu marido e administrar a casa da melhor maneira possível, Gwen precisa lidar com uma cunhada irritante e que faz questão de atormentá-la. Verity (sua cunhada) passou a morar com o casal e vive na dependência de Laurence, essa convivência começa a gerar algumas intrigas entre ela e Gwen.

Os desentendimentos entre o casal começam a se intensificar quando surge Christina, ela é viúva, dona de um banco, conselheira de Laurence nos negócios e já teve um caso com ele. A mulher faz de tudo para deixar Gwen desconfiada da fidelidade de seu marido e investe em suas provocações. Enquanto Gwen não gosta da presença de Christina, Laurence não gosta da proximidade de sua esposa com um pintor cingalês, Savi, que sempre se mostrou cordial e prestativo com Gwen.
Os meses se passam e o casal, enfim, começa a se entender. Quando um acontecimento especial os pega de surpresa, o casal fica ainda mais feliz e unido. No entanto, essa felicidade estava com os dias contados e uma dolorosa decisão vai trazer uma sombra permanente para a vida deles. Gwen se transformará em uma mulher amargurada, frustada, infeliz... vazia.

Nos anos seguintes, Gwen, ainda que sem forças, tenta se recuperar e seguir em frente; mas não há um dia em que ela não sinta a dor de sua decisão.
"Chorou pelo fato de a vida ser capaz de trazer tamanhas alegrias e ao mesmo tempo forçá-la a resistir a um baque tão cruel, que parecia impossível de suportar."
Minha impressão
Eu ainda estou em choque com tudo o que eu li nesse livro e mais ainda com o final. Passei toda a leitura com o coração na mão, chorei, sofri muito, me desesperei junto com a Gwen e ao chegar no final da leitura eu fiquei sem saber o que fazer. A trama tem uma virada surpreendente e quando eu pensei que já sabia de tudo, começaram a acontecer mais e mais revelações! Passei um tempo refletindo sobre o que havia lido, é uma obra impactante e mexeu demais comigo. 

O Perfume da Folha de Chá é um romance histórico que é capaz de fazer o leitor se perguntar o que faria se estivesse no lugar da Gwen e o faz se envolver com o seu drama, mesmo os que não concordam com ela. O enredo se passa na década de 20, onde a sociedade era preconceituosa e a mulher desenvolvia o papel de esposa submissa, mas, além disso, a intolerância para as diferenças raciais e sociais eram extremas; é nesse ponto que Gwen se vê diante da maior dúvida de sua vida. Ela precisa tomar um decisão terrível, que a machuca e a destrói por completo. 

A trama aborda o preconceito racial de uma maneira que eu nunca tinha visto em livro nenhum. Após a decisão de Gwen, passamos a acompanhar as consequências de seus atos e podemos ver o quanto ela vai se acabando por dentro ao mesmo tempo em que não pode deixar seus sentimentos se extravasarem e precisa continuar com o seu papel de esposa ideal e mãe perfeita. 

A capa é muito bonita e retrata muito bem a história. A mulher na capa tem um sembante triste e parece estar preocupada, acho que só de olhar para ela já gera uma curiosidade para saber o porquê dela estar assim. 

Esse é um daqueles livros que a gente quer indicar para todo mundo, é uma obra excelente. Já entrou para os melhores de 2017 e um dos meus queridinhos da vida. 
#PorMaisLivrosBonsAssim 

Minha nota para o livro

24 comentários:

  1. Estou com vontade de ler esse livro desde o lançamento, acompanhei suas observações pelo facebook sobre o quanto a leitura mexeu contigo. Quero saber qual a dolorosa decisão que traz caos a vida do casal. Mesmo ão curtindo romance histórico, preciso ler a obra.

    ResponderExcluir
  2. Oii, tudo bem?
    Gosto muito de romances históricos e acompanho esse desde a pré-venda. Mexeu muito com minha curiosidade, parece ser um livro que traz reflexões ao leitor e gosto de livros assim.
    Dica anotada

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Eu que estou em choque com essa resenha, vi muitos comentários sobre esse livro, e me interessei muito em realizar a leitura.
    Espero fazer em breve.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Já li algumas resenhas sobre esse livro e ache o enredo muito chamativo, eu nunca li nada a respeito e mesmo não gostando de romances de época essa obra me chama a atenção. Adorei sua resenha e dica super anotada! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  5. Amei fazer a leitura desse livro, achei um pouco cansativo às vezes, mas o suspense sobre o que vai acontecer ajuda a manter o foco até esse final aterrador. É um livro muito bom mesmo.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Já ouvi maravilhas desse livro, mas ainda não tive a oportunidade de ler.
    Sua resenha está super empolgante, dá pra notar que a obra mexeu muito com você.
    Adicionado a lista de leituras.
    Parabéns pela resenha
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá, Beatriz.
    Excelente resenha. Fiquei bem curiosa para saber como os empregados são tratados e qual é esse acontecimento que muda drasticamente a vida da Gwen.
    Além disso, me chama atenção o livro abordar o tema de preconceito racial. Assunto que muito me atrai.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Oi Beatriz. Comecei amando o título do livro, saber que trata de questões raciais nos anos 20 me fez ficar ainda mais curiosa e desejosa de ler. Me lembrou (vagamente) A cor Púrpura. Espero poder lê-lo em breve.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Esse livro chamou minha atenção desde seu lançamento, amo o título, e vendo que ele nos transporta para uma época muito importante para a independência das colonias britânicas na Índia, o Ceilão hoje é o Sri Lanka, ele é independente da Índia, mas naquela época era meio que 'tudo a mesma coisa', amo a cultura desses países, e acho que seria bem enriquecedor conferir esse livro.

    ResponderExcluir
  10. Oi! Nossa, que resenha maravilhosa e surpreendente! Imagino, como será o livro kk? A estória parece conter mais do que um romance de época, já estou torcendo para que tudo dê certo para a Gwen no final! E estou bem curiosa para saber como será o desenrolar dessa estória. A capa é realmente linda. Obrigada pela dica, espero ler esse livro em breve. Bjss!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Beatriz
    Também adorei esse livro e ele também entrou para minha lista de melhores do ano.
    Também fiquei meio desconcertada quando terminei a leitura. Nem foi muito possível julgar a protagonista diante do que ela sofreu. E o final? NO fim, ela nem precisava ter feito aquela escolha. Sofri junto com ela..Senhor!

    Blog Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  12. A resenha deixa a gente louca pra saber qual foi essa decisão que trouxe tanto tormento pra vida da protagonista. Gosto muito de romances históricos, e estou de olho nesse desde o lançamento.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. OOi, Beatriz!
    Não conhecia o livro, mas já me interessei pela obra. Parece ser uma leitura bem emocionante, o que amo, mas estou fugindo no momento. Justamente para não sofrer, e pelo que disse que sentiu, ele nos faz sentir isso. kkk Ainda assim, a dica está mais que anotada. Amo o gênero e estou bem curiosa sobre essa tal escolha que a protagonista tem que fazer.
    Beijoos!

    ResponderExcluir
  14. Heiii, tudo bem?
    Achei linda demais essa capa e estou querendo ler desde que foi lançado.
    Ainda nao conhecia mto da história e gostei do que falou sobre o livro.
    Acho que eu vou gostar, por justamente me identificar com o genero.
    Amei a dica.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  15. Este livro está indo e vindo no meu caminho. Está na minha lista de leitura, para quando sair um pouco da onda da fofura. Parece tocante e emocionante e bem escrito ao ponto da gente se importar com as personagens. Obrigada por me dar mais elementos para ler ele no futuro próximo. Abraços!

    ResponderExcluir
  16. Oi Beatriz.
    Ótima resenha.
    A história me deixou bem curiosa e sua resenha me deixou ansiosa para conferir a obra. Dica anotada.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Esse livro está sendo tão bem falado por aí que eu preciso muito ler ele. A capa sempre me deixa muito curiosa, é lindíssima e chamativa. Amei tua resenha e com certeza colocarei na lista de desejados!

    MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

    ResponderExcluir
  18. Olá! Estou com muita vontade de ler esse livro. Acho a história tão linda, parece ser doce e encantadora. E essa capa? Me faz imaginar mil cenários! Amei tua resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  19. Tenho que dizer ao ler o título do livro ele não me ganhou em nada, mas sua resenha fez toda a diferença. Me sinto totalmente curiosa para saber que decisão foi essa é se o casal consegue superar e seguir em frente. Obrigada ppela dica.

    ResponderExcluir
  20. Oii,

    Ok, tenho que dizer que já adicionei esse livro no meu Skoob e que estou bem curiosa para ler essa história. E chorar junto também. Pelo que li na sua resenha, a história é bem intensa e também bem envolvente. Gostei disso e com certeza vou querer lê-lo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Oie, tudo bem?! Eu só leio resenhas cheias de elogio a esta obra e ainda não consegui ler. A história realmente é envolvente, e essa sinopse nos deixa realmente muito curiosos.
    Gosto de dramas e já vi que é isso que vou encontrar aí.
    Dica anotadíssima!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Oi Bia!
    Nossa, preciso ler este livro! Acho que vou chorar também, e essas coisas novas que surgem me fariam surtar!
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. OIii!

    Bia, tudo bem? Eu já vi algumas divulgações para essa obra mas ainda nao tive a oportunidade de ler e já me arrependo. Adorei a forma como você se sentiu ao realizar a leitura. O enredo parece ser super envolvente e muito bom. Gostei bastante da sua resenha e agora vou dar uma chance para o livro sim!

    Beijnhos

    ResponderExcluir
  24. Oi Beatriz, sua linda, tudo bem?
    Esse livro já estava na minha lista de desejados, mas sua resenha, nossa, fiquei muito nervosa só de ler seu texto. Que escolha foi essa que a destruiu dessa forma??? Impossível não estar louca para ler. Sua resenha aficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir