[Resenha] O Que Resta de Mim

6 de março de 2017

Título: O Que Resta de Mim (Livro 01)
Autora: Thays M. de Lima
Editora: Amazon
Páginas: 423
Ano: 2017
Leia a sinopse no Skoob
*Cortesia da autora


O Que Resta de Mim é o primeiro volume da série Flores e nos traz a história de Gabriela, uma jovem que foi abusada sexualmente pelo seu pai - quando ainda era uma criança - e agora tenta sobreviver com a dor que as lembranças lhe trazem. Continue lendo a resenha e saiba mais sobre a trama.
"Eu tenho medo de ficar com o papai. Quando a mamãe sai de casa, o monstro tenta vir me pegar. Ele se parece com meu pai, mas eu sei que meu pai nunca faria isso comigo. O monstro diz que sou suja, diz que não devo contar esse segredo à mamãe, ou ele irá machucá-la. Então eu fico quieta enquanto ele brinca comigo."
E essa foi a infância de Gabriela! Uma menina que teve a sua inocência roubada por aquele homem que deveria tê-la protegido, deveria ter cuidado dela com amor e carinho. Mas um dia, cansada das atrocidades que seu pai cometia, cansada de sofrer nas mãos dele, ela resolveu agir e num ato de coragem pôs um fim ao estupro - matou o seu pai.

No entanto, Gabriela não se livrou do sofrimento e foi se afundando cada vez mais, passou a dar ouvidos aos insultos que seu pai proferia contra ela e tudo piorou quando foi rejeitada pela sua mãe. Nessa época, Gabriela tinha um amigo, que chamava carinhosamente de Inho, ele era seu melhor amigo e lhe consolava sem mesmo saber o que acontecia. Mas quando ela mais precisou dele, Inho foi embora sem deixar qualquer rastro.
Os anos se passaram e Gabriela cresceu, amargurada, reprimida e sentindo-se quebrada, sobrevivendo com os pedaços que ainda lhe restavam. Na esperança de se reerguer e começar uma vida nova, ela se muda para o Rio de Janeiro para estudar. Com muito medo do que viria pela frente, Gabriela encara a nova fase de sua vida e tenta diariamente superar os seus traumas. Ela só não esperava que Guilherme fosse entrar em seu caminho e que ele despertaria algo dentro dela que ela jamais sentiu.

Guilherme é sedutor, está sempre com uma mulher diferente e nunca assumiu qualquer relacionamento, o que causou muitos corações partidos. Quando ele encontra Gabriela na faculdade e percebe que ela é indiferente ao seu charme, logo fica curioso com ela e a quer colocar na sua imensa lista de conquistas. O passado de Guilherme esconde segredos que nem mesmo ele sabe quais são, sua mãe o obrigou a deixar para trás tudo o que ele conhecia e ele nunca aceitou isso.
Quando o destino se encarrega de uni-los, ambos percebem que algo diferente está acontecendo mas nenhum dos dois quer assumir - por motivos completamente diferentes. Gabriela não está pronta para viver um relacionamento, o abuso sofrido na infância ainda é uma ferida não cicatrizada, por mais que ela tente não consegue superar esse trauma. Mas quanto mais tempo os dois passam juntos, mais entendem que o que estão se apaixonando mas que precisam respeitar o espaço do outro.
"- Por que você quer ficar com alguém como eu? Eu sou metade do que fui um dia.
- Porque você é exatamente a metade que falta em mim. Não me importa se você é inteira ou não, Gabriela, você é exatamente o que eu preciso e quero. Você é o encaixe perfeito do meu coração."
Minha impressão
O Que Resta de Mim aborda um tema forte, mas a autora soube trabalhá-lo de uma maneira que a leitura não fica pesada, nós somos transportados para dentro do sofrimento da Gabriela e vemos o desenvolvimento da trama muito intensamente, mas em momento algum surgem detalhes das atrocidades que ela viveu. É uma obra que vai mexer com o leitor, vai trazer lágrimas e ao mesmo tempo esperança. 

Narrada em primeira pessoa por Gabriela, a obra possui capítulos curtos, uma diagramação charmosa e a capa é simplesmente perfeita! Além de ser linda, ela condiz exatamente com o enredo. 

Gabriela sofreu tanto no passado que não consegue dar uma chance à felicidade no presente, ela se sente quebrada, incompleta. Mas quando Guilherme lhe traz o amparo que ela precisava, Gabriela finalmente entende que pode ser feliz. Só não vai ser um processo fácil, a cada tentativa de superar o trauma, ela revive os momentos mais dolorosos de sua vida e todas as vezes a sua alma abre a ferida, que nem mesmo está cicatrizada. 

Além do casal, a trama nos apresenta outros personagens que também estão bem construídos e cada um deles já deixa claro que tem uma história para contar. O final do livro acontece em um momento decisivo, algo totalmente inimaginável, algo que sequer entrou em questão durante toda a leitura, e justamente nesse momento é que o livro termina e nós ficamos curiosos para saber o que vai acontecer. 

Enfim, já falei muito e deu para perceber o quanto eu gostei do livro. É um NA de tirar o folego e não apenas pelas cenas quentes, mas por todo o seu conteúdo. Um dos melhores livros do gênero que eu já li. 

Minha nota para o livro

15 comentários:

  1. Bia! Que resenha linda! Fiquei emocionada! Obrigada ❤️ Fico feliz que tenha gostado tanto ❤️

    ResponderExcluir
  2. Olá, estava curiosa para ler uma resenha desse livro, gostei muito da sua, me fez querer ler o livro. A personagem realmente vive um drama bem complicado, espero que ela consiga superá-lo.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oiee
    Levei um baque conforme fui lendo sua resenha e chego na parte em que ela foi abusada pelo pai, que horror. E pensar que monstros assim, infelizmente existem. Lamentável.
    Gostei bastante do enredo da história e fiquei curiosa pra saber desse tal de Inho que tinha sumido. Já do Gguilherme, não senti muita coisa por ele.
    Gostei da resenha, parabéns <3

    ResponderExcluir
  4. Oi Beatriz, pesada a história né e interessante.
    Os pontos que você ressaltou na resenha me fez lembrar de Um caso Perdido da Colleen Hoover.
    Fiquei curiosa em relação a obra, se eu tiver a chance lerei.
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi
    No geral, desde que vi a capa, para mim bem apelativa, já não havia curtido, lendo a resenha e conhecendo o enredo, me deu a impressão daqueles romances de redenção, onde um cura o outro, etc, coisa que não curto muito em um livro, mesmo assim, aguardarei por mais resenhas.

    ResponderExcluir
  6. Olá Beatriz, tudo bem?

    Eu achei a capa apelativa, forçando para chamar atenção. A sua resenha está muito boa, bem construída. O enredo parece ser bom e o personagem realmente parece viver um drama complicado. Deu para perceber que gostou do livro, fico contente que a leitura tenha te envolvido.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Estou bem curiosa pra esse livro. E vendo os temas abordados pela autora me deixou animada. Curto bastante o romance com o toque de drama, apesar de que abuso não seja um tema que qualquer um saiba cinduzir fico animada em saber que a autora teve sucesso em seu desenvolvimento.
    Espero ler em breve.
    Adorei a resenha!
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  8. Oi Bia!!
    Nossa, preciso começar logo este livro!
    Crueldade a Thays terminar o livro num momento decisivo, é pra nos matar hahaha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Parece ser um livro com uma história forte e bem marcante, né? Bom saber que a autora soube trazer o tema de forma amena e delicada. Isso é imprescindível. Quero ler este livro.

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
  10. Essa é a primeira resenha que leio desse livro e só pelo primeiro quote, eu já previ o quanto vou estremecer com essa obra. A resenha aguçou ainda mais minha curiosidade e certamente vou ler esse livro <3

    ResponderExcluir
  11. O tema é bem pesado né? Interessante! A capa não condiz muito com a história ao meu ver, mas a história em si parece boa, fiquei interessada em como flui essa questão da Gabriela lidando com o trauma.

    ResponderExcluir
  12. Nossa que livro incrível!! Com um enredo super bem trabalhado e com um tema bem forte! É impossível ler sua resenha e não querer ler a obra! A capa é muito linda e a temática bem atual o que gera curiosidade para saber com a protagonista irá superar toda dor e os fantasmas do seu passado tão sofrido. Espero poder lê-lo!! Beijos do Wes ^^

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?
    Nossa que lindo. Eu preciso desse livro. Se ele for realmente tudo isso que você comentou eu acredito que vou amar a leitura. Tratar abuso sexual é forte, quando trata do próprio pai então... Parabéns pela resenha e pela escolha dos quotes, vou tentar ler o quanto antes. Só espero curtir a leitura tanto quanto você. Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá,

    Gosto muito de histórias tensas, difíceis e pesadas de se lerem, principalmente quando a escrita do autor (a) é leve, o que não causa mal estar no leitor. A proposta é no mínimo interessante e quero muito conhecê-la. Valeu pela dica!

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem? Quando saiu as primeiras divulgações do livro, estava em dúvida se leria ele ou não, com a sua resenha, com certeza lerei. Gosto de livros com histórias e passados turbulentos, mas que no final tudo se resolve. Acho que tem alguma ligação entre os dois no passado que irei gostar muito. Adorei a resenha!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir