[Resenha] Nutrição Muito Além da Alimentação

6 de março de 2017

Título: Nutrição Muito Além da Alimentação
Autora: Geórgia Bachi
Editora: Matrix
Páginas: 128
Ano: 2016
Skoob: Adicione
*Cortesia da autora


Sinopse:
Nutrir o seu corpo com saúde e vitalidade vai muito além de, simplesmente, acertar nos alimentos. Neste livro há uma nova visão sobre o seu próprio corpo. Ao compreender os mistérios de seu organismo, você vai ver que a resposta para atingir excelentes resultados de peso, dormir bem, ter energia e alegria ao longo do dia está dentro de você. Basta aprender a respeitar sua individualidade.
Com argumentos diretos e explicativos, Geórgia apresenta em seu livro ideias inovadoras para desenvolvermos hábitos alimentares saudáveis e para aprendermos a respeitar a nossa individualidade. Atualmente temos um grande número de dietas que prometem um emagrecimento rápido, mas o que funciona para uma pessoa não funciona da mesma maneira para outra e isso não é falado. 

Geórgia Bachi fala com clareza sobre alguns temas que são frequentes em suas consultas e esclarece dúvidas que sempre surgem quando o assunto é a alimentação. A autora não traz uma fórmula milagrosa onde você perde peso em pouco tempo, mas apresenta meios de se alcançar o resultado desejado com esforço e disciplina, sem que seja preciso entrar em dietas radicais.
"Você vai localizar em cada capítulo uma chave para abrir uma nova visão do seu próprio corpo, percebendo que não se trata de acertar nos alimentos, mas principalmente nos hábitos. Esses hábitos começarão hoje, continuarão amanhã e terminarão... nunca." 
Com o livro, além de termos uma visão diferente para assuntos já conhecidos, também vamos aprender mais sobre a importância de dormir bem, beber bastante água, controlar a respiração, passar algum tempo sob a luz solar e, dentre outros, vamos aprender sobre a nutrição esportiva.
Um dos principais temas abordados no livro é a Nutrição Esportiva e como aliar a alimentação com a prática de exercício, mas sempre com uma orientação médica e respeitando a individualidade e o seu limite.
"A melhor dieta para você é justamente a que seu organismo está constantemente tentando lhe mostrar; precisamos respeitar a nossa individualidade. Se existisse uma dieta perfeita, que se adequasse a qualquer indivíduo, primeiramente o trabalho de nutricionistas e educadores físicos seria muito fácil, e, em segundo lugar, possivelmente a obesidade seria um caso raro ou talvez extinto."
Minha impressão
O livro explora muito bem os temas abordados e a autora sabe passar claramente a sua mensagem em cada um dos capítulos. Geórgia fala com propriedade sobre os assuntos presentes no livro e transmite a sua experiência profissional através das páginas dele. Mas é importante ressaltar, como a própria autora diz, que o livro não pode ser um substituto à consulta médica e é preciso buscar um profissional especializado para ter um acompanhamento adequado. 

O livro possui poucas páginas e é possível realizar a leitura em poucas horas. Os capítulos estão bem distribuídos e cada um trata de um tema específico. A capa é linda e nos passa bem a ideia do que encontramos na obra.
"Não remedeie com remédios o que pode ser facilmente curado com alimentos"
Geórgia Bachi
Minha nota para o livro

21 comentários:

  1. Olá
    Já consultei bastante livros sobre nutrição, até que descobri que isso não me fazia bem, a maioria dessas pessoas só quer fazer você perder peso, fazer propaganda ou de criar mistificação, mas sempre acabo ficando curiosa com as novas tecnicas

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Acho esses livros super válidos, sempre que tenho tempo eu leio, mas confesso que ultimamente eu dei uma relaxada :(
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. A capa é bem charmosa, eu leio às vezes, atualmente minha avó me encheu de livros sobre alimentação saudável, então to bem atolada de coisas para dar uma olhada, mas vou anotar a dica para dar uma olhada posteriormente.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  4. Heiii, tudo bem?
    Quem nao quer cuidar da saude ne?
    COnfesso que livros assim sao cansativos, nunca leio ate o final ou se leio algumas partes acabo esquecendo as dicas.
    Mas ainda assim é uma leitura interessante, vou procurar saber mais depois.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  5. Confesso que não sou de ler este tipo de livro, mas este pareceu interessante por bater na tecla do óbvio: não existe fórmula mágica, todas exigem adaptações e dedicação. Interessante seu texto sobre ele. Abraços!

    ResponderExcluir
  6. A capa é bem bonita, mas não é meu estilo de livro, prefiro aqueles com receitas de brigadeiro, petit gateau e mousse de maracujá, sabe? hahaha

    ResponderExcluir
  7. Nossa que bacana! Seria muito importante pra mim a leitura desse livro! Já quero! Grata pela sugestão!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
  8. Que diferente... normalmente as resenhas são sobre livros de literatura e você trouxe um técnico! Adorei!!! Parabéns mesmo pela iniciativa de inovar!
    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Olá ♥
    Mesmo não sendo algo que tenho costume de ler o livro me chamou atenção. Sou uma pessoa totalmente errada com minha alimentação faço tudo errado, quase não bebo água e amo uma boa besteira, como diz meus avos " Eu não engordo e ruim" . Fiquei interessada na premissa do livro, pois é sempre bom conhecer um pouco mais sobre a nutrição já que é algo presente no nosso dia a dia. Dica anotada, ótima resenha! Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Ola Lindona eu adoro ler livros que nos ensinam algo, é sempre prazeroso absorver informações que nos faça bem , principalmente a nossa saúde. Adorei a capa do livro. assim como as informações são de grande ajuda. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Acredito que seja uma leitura que traz bastante conhecimento e agrega um grande valor aos conceitos que temos sobre alimentação saudável e tudo mais.
    Com certeza é uma leitura que eu faria.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Ola
    Gosto de livros desse tipo, pena que as vezes eles tendem a ser muito tecnicistas. Bom saber que esse não é.
    Bj

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem? Uma dúvida a autora possui CRN? Sou nutricionista em formação e confesso que essa questão de meio mundo querer fazer o trabalho de um especialista me incomoda e MUITO. Não falo somente de livros, mas de blogueiros, professores de educação físicas, nutrólogos e tudo mais. Que bom que a autora tem a mão na consciência e fez a questão de colocar que a leitura não substitui a procura de um profissional, é um super ponto positivo para mim e que me dá credibilidade em ler seu volume. Como estou dentro desta área de conhecimento, mais do que dica anotada. Irei dar uma olhada sim :D
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol. A autora do livro, Geórgia Bachi, é mestre em nutrição de alimentos, com formação em nutrição. Atualmente é professora universitária, palestrante e realiza atendimento clínico. Na resenha eu disse que ela transmite a sua experiência profissional e também nos mostra alguns dos temais mais abordados em suas consultas.
      Qualquer dúvida, dá uma olhadinha no site dela (vou deixar o link aqui embaixo), mas eu também me incomodo com pessoas sem formação querendo dá pitaco em qualquer área que seja. Acho que para poder falar sobre um assunto que envolve a saúde de alguém é preciso ser um profissional especializado na questão, o fato de ter tantas postagens na internet de pessoas sem essa formação atrapalha o trabalho dos verdadeiros profissionais e põe em risco a saúde de quem resolve seguir as dicas.
      Aqui o site da autora: www.gbnutri.com.br

      Excluir
  14. Oi, tudo bem? Livros assim sempre nos auxiliam de alguma forma, pegando dicas aqui e ali, tem como manter uma vida plena, nesse caso, na alimentação e bem-estar. Gostei bastante da dica e dos pontos levantados na resenha, não é o tipo de livro que leio sempre, mas sempre é bom renovar.

    ResponderExcluir
  15. Oiii!!

    Eu não conhecia esse livro e ele não faz meu estilo de leitura, porém, por sua resenha pude perceber que são dicas válidas e até mesmo importante.
    Mesmo sendo uma obra curtinha é bem proveitosa.

    Beijinhos

    Ps: AMEI as fotos!

    ResponderExcluir
  16. Oie tudo bem?! Eu ia te perguntar uma coisa, mas já vi que já perguntaram e que você prontamente esclareceu. Então agora sim esse livro entrou na minha lista de futuras leituras. Muito ruim quando alguém simplesmente escreve sem embasamento né?! Mas a autora é mestre em nutrição então ela com certeza sabe que está falando e é muito importante pegarmos dicas de pessoas habilitadas para isso.
    Amei as fotos que você fez!
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Não costumo ler livros técnicos, leio mais literários, mas esse me chamou muito a atenção por parecer bem completo e informativo sobre um assunto bem importante para todos nós. Adorei as fotos.

    ResponderExcluir
  18. Eu acho que é como a própria autora afirma: a consulta médica é indispensável, as coisas funcionam de maneira diferente para cada pessoa e é necessário um acompanhamento mais profundo. Por isso não costumo me interessar por esse tipo de livro, é algo que prefiro mesmo conversar pessoalmente com alguém que possa entender minhas necessidades pessoais. Mas para quem ainda não tem costume de se informar sobre o assunto acho uma leitura super válida.

    ResponderExcluir
  19. Olá,

    Não sou muito fã de livros do gênero.
    Sei que a nutrição é importante, mas não é um livro que eu gostaria de ler. Além disso, gosto mais do contato face-a-face com um profissional.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olá..
    Confesso que antigamente eu li vários livros de nutrição... Obsessão por dietas... Hahaha
    Não conhecia essa obra, mas atualmente confesso que não é o tipo de leitura que eu faria...
    Adorei a resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir