[Resenha] Iluminar

29 de dezembro de 2016

Título: Iluminar (Livro 01)
Autor: Leonardo Lyra
Editora: Illuminare
Páginas: 192
Ano: 2016
Leia a sinopse no Skoob
*Exemplar cedido para um Book Tour


O começo do ano trouxe muitas novidades para Claire, no entanto, nem todas são agradáveis. Ela descobre que possui habilidades que estavam escondidas e que podem ser muito perigosas se não forem usadas com o preparo necessário. Continue lendo a resenha e saiba mais sobre o livro.
Desde os quinze anos, Claire tem o mesmo pesadelo constantemente. Está sempre em uma floresta escura, com uma criatura monstruosa a perseguindo, o medo da morte a consome e quando já está sem forças para lutar, alguém surge e a salva. É nesse momento que ela acorda. Claire já estava acostumada a acordar assustada, mas o que ela não sabia é que seu pesadelo estava prestes a se cumprir, só que seria ainda mais assustador do que ela poderia imaginar.

O ano letivo havia começado e logo no primeiro dia de aula ela conhece Mikael, um jovem que lhe desperta interesse no momento em que o vê. Por ser um aluno novo, ele foi chamado para se apresentar na frente dos demais alunos da classe e consegue roubar a atenção de todos, inclusive do professor de química, com uma apresentação em que faz uma vela pegar fogo sem tocá-la.
"Há algo no olhar dele que me atrai e me faz querer mergulhar no abismo mais profundo só para poder desvendar os seus mistérios, e olha que eu nem cheguei perto dele para sentir isso tudo."
Claire e Mikael foram juntos ao baile de boas-vindas, as coisas iam bem mas, de repente, Claire sente uma sensação ruim, uma energia pesada invadindo o colégio. Mikael pede para que ela saia de lá e que a amiga, Julia, a acompanhe. As duas fazem o que foi pedido mas não conseguem se afastar muito, um ser medonho e horrendo entra no caminho, o carro bate, a perna da Julia fica presa e a criatura, de alguma maneira, consegue tirar a energia dela, fazendo com que Julia desmaie.
"-O que eu sou? - Replicou a criatura - Sou aquele que não possui luz, aquele que perdeu seu coração para as trevas. Sou apenas uma sombra que rouba a esperanças dos que ainda possuem fé."
Então, Mikael aparece e salva Claire, ela pôde sentir nele uma energia muito maior do que no monstro, mas perdeu a consciência assim que viu que a criatura estava morta. Ao acordar, já estava em um quarto de hospital e receberia uma notícia terrível.
Claire se lembrava bem do ocorrido na floresta, mas preferiu manter segredo, pois não sabia exatamente o que havia acontecido e queria conversar com Mikael para esclarecer suas dúvidas. Ainda no hospital, a tia dela contou que seus pais sofreram um acidente de avião e morreram. No dia do enterro, Mikael aparece e fala que a queda do avião não foi acidente, Claire descobre que está sendo perseguida por pessoas poderosas, que precisam dela para libertar algo ainda mais perigoso e se for liberto, toda a humanidade correrá o risco de ser extinta.

Mikael revela muitos segredos, que estão relacionados com os elementos e a criação do universo, e ainda lhe conta que ela possui dentro de si um poder muito forte, que uma habilidade como a sua é rara nos dias de hoje e por isso o clã inimigo precisa dela. Mas essa nova realidade também esconde seus segredos e nem mesmo o conselho é confiável. Mikael foi enviado para proteger Claire e irá lhe ensinar como usar seus poderes. Em meio ao caos que se segue, eles vão enfrentar inúmeros desafios para alcançarem seus objetivos.
Minha impressão
Iluminar é um livro cativante e surpreendente, com personagens bem construídos e uma trama instigante. A escrita do autor é atual e os capítulos são curtos, o que contribui para que a leitura seja rápida mas, sem dúvidas, o enredo (muito bem desenvolvido) é que nos prende na leitura e nos deixa curiosos para saber o que vai acontecer nas páginas seguintes. 

Claire é uma jovem forte, quando deveria se acuar e sentir medo, ela faz justamente o contrário e enfrenta tudo de cabeça erguida. Mikael é experiente e a ajuda a entender tudo o que está acontecendo, ele é um amor e cuida dela o tempo todo. Outros personagens também merecem destaque, que são Julia e Gabriel, prefiro não comentar sobre eles para não soltar nenhum spoiler, mas digo que os dois são importantes para a trama. 

Iluminar é uma aventura com toques de suspense, sobrenatural e romance. A capa é linda, a diagramação está muito bonita e as letras, apesar de pequenas, estão com um tamanho razoável para a leitura. 

O livro termina em um momento crucial e estou super curiosa para o próximo volume! 

Minha nota para o livro

2 comentários: