[Resenha] Noite Sobre as Águas

8 de agosto de 2016

Título: Noite Sobre as Águas
Autor: Ken Follett
Editora: Arqueiro
Páginas: 432
Ano: 2016
Skoob: Adicione
*Cortesia da editora


Um luxuoso avião vai sobrevoar o transatlântico para transportar os mais distintos passageiros, de diferentes classes sociais e posições políticas, mas todos querem fugir do passado e alcançar sua liberdade. Cada um à sua maneira. Leia a resenha e saiba mais.
O Boeing 314, o Clipper, era o primeiro avião a transportar passageiros entre Europa e EUA, o serviço teve início no verão de 1939 mas durou apenas poucas semanas pois foi suspenso por Hitler. Embora os personagens sejam fictícios, o avião realmente existiu e era muito luxuoso. A história aqui encontrada, nos mostra um voo fictício mas que será o último do Clipper.

A população se maravilhava com o luxuoso avião, era o mais romântico da época e sem dúvidas o mais caro também. Com a guerra anunciada, muitos viam no avião a oportunidade de ir para os Estados Unidos pois o país não havia anunciado qualquer intenção de participar da guerra também. No último voo do Clipper, a viagem não será como se esperava e cada um dos passageiros vai passar por um drama pessoal e todos vão dividir horas de tensão e medo.
Antes de acompanharmos o voo, vamos conhecendo um pouco mais sobre cada personagem e a situação que os levou a embarcar no Clipper. Um casal de amantes que foge para construir uma vida e ser feliz. Uma família muito rica que deixa tudo par trás com medo do pai pode ser preso. Dois irmãos que brigam pela posse de uma empresa. Um ladrão que para não ser preso precisa mudar-se de país. Um homem que teve a esposa sequestrada e precisa embarcar para pôr em prática o plano dos sequestradores. Fora esses, alguns outros personagens participam da trama.

Com o passar das páginas, cada um vai desenvolvendo sua história e aos poucos vão tomando a ideia de embarcar no Clipper. Todos querem uma vida nova, todos têm algo que precisam fugir e todos querem a sua independência. Quando a vida deles se cruza, começa o tão desejado voo que passará de um sonho para um terrível pesadelo.
O voo é arriscado, na época a tecnologia mais avançada disponível no avião ainda não supria todas as necessidades e diante de uma grande tempestade o comandante terá problemas e os passageiros ficarão ainda mais assustados. Mas não é só com a tempestade que eles precisarão se preocupar, chegará o momento em que algumas identidades se revelarão e o pânico se instalará no Clipper.
Minha impressão
Há tempos que eu queria ler algo do autor e meu primeiro contato com a escrita dele não poderia ter sido melhor. Noite Sobre as Águas é um romance com um contexto histórico impecável e uma narração formidável. A maneira como o autor desenvolve a trama é intrigante e eu ansiava para ler o próximo capítulo e descobrir o que aconteceria, os capítulos se encerram em momentos em que a curiosidade fica aguçada. 

Os dramas de cada personagens também me deixaram ansiosa para ver onde tudo acabaria. Cada um planejou a sua viagem mas vão enfrentar imprevistos. O casal de amantes terá o marido traído em seu encalço. A família rica que abandonou tudo terá desentendimentos com os filhos por seguirem ideais diferentes. Os irmãos que brigam pela empresa vão ter descobertas e traições. Muita coisa acontece e vemos reviravoltas, suspense e paixões arrebatadoras. 

Uma obra excelente e que dá gosto de ler. 

Minha nota para  o livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário