[Resenha] Coração Sem Fim

3 de agosto de 2016

Título: Coração Sem Fim
Autora: Larissa Lúcio de Carvalho
Editora: Chiado
Páginas: 456
Ano: 2014
Skoob: Adicione
*Cortesia da editora


Quando a amizade esbarra com o amor as coisas podem se complicar. Uma trama que explora sentimentos verdadeiros, temas polêmicos e a biologia marinha. Leia a resenha completa e saiba mais.
Samanta é uma jovem estudiosa, possui hábitos mais caseiros, é defensora dos direitos dos animais e acabou de ganhar um bolsa de estudos na Inglaterra. Seus pais são divorciados há cinco anos mas ainda possuem uma boa amizade, ela mora com a mãe e a irmã mais nova, Natália. Samanta tem amigos de infância e mesmo depois que cresceram a amizade continuou. Do grupo, sua melhor amiga é a Bianca.

Bianca é a jovem mais bonita da cidade, ela é modelo internacional mas o seu caráter não é tão bonito quanto sua aparência física. Uma garota muito fútil, que acha que beleza é tudo e em alguns momentos é bem rude com as pessoas. Para manter seu corpo ideal ela sofre com um distúrbio alimentar e seu psicológico também precisa de um pouco mais de atenção pois tem uma forte obsessão por Ruan, amigo dela e da Samanta.
Ruan é um dos mais reservados do grupo. Ele é apaixonado por uma pessoa há muito tempo, mas nunca teve coragem para se declarar. Quando Bianca resolve lhe contar sobre seus sentimentos, ele assume que ama outra mulher mas mantém segredo sobre a identidade dela. Quando Bianca viaja para o Japão, ele encontra uma oportunidade de ficar mais próximo de sua amada e pode revelar para Samanta o seu amor de anos (isso mesmo, a amiga Samanta).

A mãe da Samanta é coordenadora do Projeto Vida, um projeto muito bacana que visa preservar as tartarugas marinhas. Ela está precisando de voluntários e Samanta se oferece, Ruan acaba se oferecendo também e no tempo que passam juntos ele abre o jogo e diz que a ama. Para a sua surpresa, Samanta tem o mesmo sentimento mas como é muito amiga de Bianca tinha receio de magoar a amiga.
Eles passam bons momentos juntos mas a Samanta pensa muito em sua amiga e não quer ser vista como uma traidora. A amiga é apaixonada por Ruan, tanto que chegou a ser obsessão e precisa de tratamento, só que ela não aceita isso. Um acidente muito grave com Bianca faz com que Samanta coloque na na cabeça que precisa se manter de fora, Bianca é muito mais bonita do que ela (pensamento de Samanta) e acha que uma hora ou outra o Ruan vai perceber isso, então ela prefere se ausentar. Como está com a viagem marcada para a Inglaterra, ela parte para um novo passo de sua caminhada.

Muita coisa vai acontecer com os três. Samanta está vivendo uma nova experiência, realizando o seu sonho, conhecendo novos lugares e pessoas, mas ainda pensa em Ruan. Ruan está desolado com a partida de sua amada mas vai tentando levar a vida. Bianca procura consolar Ruan e fica na expectativa de conseguir um puco de sua atenção e até um pouco de amor. Três corações, três caminhos diferentes e muita coisa em comum.
Minha impressão
O que mais me chamou atenção nessa trama foi a luta pela preservação das tartarugas marinhas, a autora nos traz momentos lindos como a desova das tartarugas fêmeas, o nascimento dos filhotinhos, a jornada das tartaruguinhas em direção ao mar e muitos outros detalhes que abrilhantam a trama. Só esse lado da história já é apaixonante!

Sobre o romance do livro eu digo que gostei muito do desenvolvimento e das reviravoltas no decorrer das páginas, mas também achei as atitudes de Samanta imaturas ou precipitadas. Ela explica bem seus ideais mas o que eu acho mesmo é que ela sempre acaba fugindo quando a situação complica. 

Eu gostei de acompanhar a história da Bianca, claro que não posso dizer exatamente o que aconteceu ou como aconteceu, mas ela me surpreendeu bastante e positivamente. Ruan também, ele é persistente e não desiste daquilo que acredita. Fora isso, também acompanhamos os pais de Samanta e vamos descobrindo aos poucos o motivo da separação e uma aproximação tímida que vai surgindo. 

O enredo de Coração Sem Fim aborda dislexia, bullying, bulimina, bipolaridade, depressão, obsessão e renúncias. É uma trama gostosa de ler e a leitura é ágil apesar de ter muitas páginas. Tem um fundo religioso, com algumas passagens bíblicas mas também tem muita filosofia e questionamentos. 

Minha nota para o livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário