[Resenha] A Pausa do Tempo

28 de junho de 2016

Título: A Pausa do Tempo
Autora: Valéria Martins
Editora: Jaguatirica
Páginas: 160
Ano: 2013
Skoob: Adicione



Uma obra de excelente qualidade que nos traz crônicas escritas pela autora em seu blog. Leia a resenha completa para saber mais sobre a obra.

Com uma seleção de textos escritos originalmente em seu blog, A Pausa do Tempo, entre Janeiro de 2007 e Dezembro de 2011, Valéria Martins nos presenteia com textos maravilhosos e de linguagem clara e direta. Os textos estão divididos por categorias e são elas: Reflexão, amor, literatura, cotidiano, viagem e cinema. 
"A intenção do blog A Pausa do Tempo, inicialmente, era somente me fazer escrever. Porque a escrita sempre permeou minha vida. Foi por isso que escolhi a carreira de jornalista, que me conduziu ao trabalho com livros e escritores. Curiosamente, quem gosta de escrever acaba indo trabalhar com livros e para de fazer o que mais gosta. O desafio é continuar."
Os textos são curtos e é possível lê-los fora de ordem, no entanto, em qualquer página que se abra o livro é possível sentir a intensidade nas palavras mesmo com a leveza da escrita. Valéria Martins tem uma escrita graciosa e suas palavras vão de encontro ao nosso coração e nos fazem pensar sobre muitas questões. 

Escrito em primeira pessoa, o livro nos fala como se estivéssemos em uma boa prosa. São textos envolventes de modo que ao começar a ler um, você não quer mais parar. A autora mostra um profundo conhecimento sobre cada tema abordado e, com certeza, antes de publicar os textos em seu blog, fez suas pesquisas para mostrar que sabia do que estava falando (ou melhor, escrevendo).
Minha impressão
A Pausa no Tempo é uma seleção de textos maravilhosa e o livro está impecável. Eu me sinto privilégiada por ter lido essa obra e agradeço, de coração, à autora por ter enviado um exemplar ao blog. É uma leitura muito prazerosa e nos faz perceber que, às vezes, é preciso mesmo dar uma pausa no tempo. Eu gostaria de poder falar sobre cada um dos textos e mostrar a grandeza da obra, mas além de estragar toda a magia da leitura, essa resenha ficaria enorme. 

Eu conversei com a autora e ela permitiu que eu fizesse algo diferente aqui no blog. Acho que já deu para notar que eu gostei muito do livro e como as crônicas falam diretamente ao leitor, abordando diversos assuntos, eu vou fazer algumas postagens baseadas em alguns dos textos que estão no livro (Claro que vou dizer em quais textos as postagens estarão baseadas e também não serão muitos para não estragar a leitura da obra). 

O livro me encantou e espero que muitos outros leitores possam conhecê-lo e que gostem tanto quanto eu. Espero que, com minhas poucas palavras, eu tenha conseguido expressar a beleza da obra e o quão inspiradora ela é. Esse é um daqueles livros que podemos dizer que são inesquecíveis, não por ser um grande romance, por ter uma trama intrigante ou por seus personagens apaixonantes, mas pela realidade encontrada em seus textos e pela intensidade dos mesmos. 

Minha nota para o livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário