[Resenha] Veneno

15 de fevereiro de 2016

Título: Veneno (livro 01) - Saga Encantadas
Autor: Sarah Pinborough
Editora: Única
Páginas: 224
Ano: 2013
Skoob: Adicione



Uma releitura do clássico A Branca de Neve com visões totalmente diferentes e um final nada feliz. A ordem do conto continua a mesma, mas o desenvolvimento é surpreendente. Uma rainha má, uma princesa inocente que foi  envenenada e um príncipe encantado que a resgatará... não! não é bem assim. Felizes para sempre? esqueça, em Veneno o final "feliz" é apenas o começo para um terrível pesadelo.
Lilith é quatro anos mais velha que Branca de Neve, com apenas 24 anos é a madrasta da bela jovem, que no auge dos seus 20 anos, encanta à todos por onde passa. Uma rainha que intimida os súditos e quando seu marido sai para uma guerra, ela finalmente tem o reino em suas mãos. Seu único problema é a enteada, ela não entende como todos a admiram. Lilith a vê como uma princesa rebelde, mimada, que não segue regras e aventureira, quando deveria ser mais recatada por ser a princesa.

Branca de Neve sempre gostou de passear na floresta e da companhia dos seus amigos anões. Quando o rei partiu para a batalha, Lilith assumiu a liderança e seu desejo era o de ser temida, já que o amor do povo era exclusivamente para sua enteada e foi justamente o que aconteceu pois ela torno-se severa. Proibiu a enteada de cavalgar, rasgou suas roupas e comprou-lhe roupas novas mas muito apertadas (ao ponto de fazê-la sentir-se mal e com falta de ar). A rainha queria se livrar da princesa e pretendia arranjar-lhe um casamento para tirá-la de perto.
Lilith é uma linda mulher, de beleza estonteante. É casada com um homem que não ama mas seu poder fala mais alto e para se manter em sua posição, ela o tolera e o satisfaz. A rainha tem uma coleção de objetos pessoais em um cômodo escondido, ali não é permitida a entrada de ninguém, pois são objetos mágicos que ela usa para feitiços. No livro podemos ver um pouco sobre o passado da rainha e uma das surpresas é a sua bisavó, uma importante personagem de outra história muito conhecida. Seu espelho mágico começa a fazer elogios apenas para Branca de Neve e isso vai a deixando com mais ódio.

Branca de Neve só quer ser feliz e livre, faz o que tem vontade e não quer ser a princesinha que a madrasta deseja. Branca de Neve comporta-se como um homem boa parte do tempo, não gosta de vestidos e espartilhos, prefere usar calças e blusas de homem e assim consegue montar mais fácil, cavalga como um homem também, até cerveja amarga ela aprecia. Branca de Neve  desafia a madrasta em muitos momentos, mas os funcionários do castelos estavam levando a culpa por suas ações e ela precisou maneirar. Sempre foi bondosa, amável , sonhadora e não iria deixar sua madrasta a manter em cativeiro. No entanto, a madrasta consegue envenenar a princesa e isso todo mundo já sabe, mas desde o caçador até a maçã, muita coisa acontece.
Falando basicamente para não dá spoiler, a rainha contrata um caçador para arrancar o coração da enteada, o pagamento dele? bem, só lendo para descobrir. O caçador ao encontrar a bela e inocente princesa, não consegue matá-la e descobre que a linda jovem em sua frente pode não ser tão inocente assim nessa história. A bisavó da rainha descobre que o coração apresentado não é o da Branca de Neve, mas como ela descobre é impressionante (tem a ver com quem ela é e de que conto ela saiu), o caçador recebe um castigo e passará seus próximos dias como um... Já falei demais. Não dá para falar muito sobre o que acontece daqui pra frente e mas a maça envenenada, os anões, o príncipe e o encantado continuam existindo e seguindo a ordem da história e o diferencial é a maneira como tudo acontece.

O príncipe!!! que canalha, no mau sentido da palavra. O final desse livro é inimaginável para quem está acostumado com contos de fada e no "felizes para sempre". A autora conseguiu reescrever esse conto de uma maneira única e ainda assim mantê-lo atraente, porém completamente inovador. Aquele príncipe que chega em seu cavalo branco e se apaixona por uma princesa em um caixão de vidro, sim, isso acontece mas o que não se espera é o que vem depois. O final feliz da Branca de Neve é só um pesadelo que está apenas começando.
Minha impressão
Fiquei pasma com o final desse livro, eu realmente não esperava pela situação que aconteceu e ao meu ver, foi uma jogada brilhante da autora. Durante toda a leitura é possível acompanhar o básico do conto de fadas, os pontos principais estão presentes mas a semelhança acaba aí pois a história que vemos em Veneno está longe de ser um conto infantil. Não é um livro erótico como muitos pensam, cenas hot estão presentes? sim, mas são poucas cenas, não tão detalhadas como nos livros do gênero e não são o foco da história. 

Nessa releitura podemos ver mais sobre a rainha, já que no conto original pouco se sabe sobre ela. Nada justifica seus atos mas ao conhecer sua infância, seu passado se mostra pavoroso. Ela cresceu em meio a coisas terríveis e aprendeu com sua bisavó. Ser má é tudo o que ela sabe, não justifica suas ações mas entende-se seus motivos. Ciúmes e inveja, sim, mas os pensamentos de Lilith são desgovernados, ela acredita fielmente em seus motivos. 

É possível perceber que o caçador ganhará um maior destaque no próximo volume (Feitiço), em sua posse estavam sapatinhos de cristal e o castigo que ele recebeu da rainha foi curioso para o primeiro, mas acredito que será explorado no segundo. O príncipe também merece uma atenção especial, seus últimos momentos foram deploráveis e na sequência tudo é possível, já que seu caráter é falho. A rainha então, nem precisaria comentar mas para dar ênfase, prefiro falar. A história de Lilith não termina no primeiro livro e sua maldade, assim como a de sua bisavó, não tem limite, o que será dela nos próximos volumes? ainda não sei, mas quando eu ler os próximos livros, postarei a resenha. 

Veneno é o primeiro volume da Saga Encantadas e é uma ótima introdução, vale a pena conferir a história e ficar interessado pelo próximo volume, pois o livro acaba em um momento crucial. 

Veja a resenha de todos os livros da série:

Minha nota para o livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário