Quais são os benefícios da leitura?

18 de fevereiro de 2016


1- Exercício mental 
Ler é um ótimo exercício para estimular o cérebro. Atividades como leitura reduzem em cerca de 30%  o risco de desenvolvimento do Alzheimer. Manter o cérebro ativo previne a perda de força, jogos como caça-palavras também ajudam.

2- Diminui o estresse 
A leitura é um dos hábitos mais relaxantes. Um bom livro pode te levar para outros mundos onde só você é capaz de ir, o universo da leitura é capaz de te tirar da rotina diária, dos problemas e situações desagradáveis. Se você ainda não ter o hábito de ler, vale a pena investir na leitura como uma maneira de relaxar. Ao chegar em casa depois de um dia cansativo, experimente descansar acompanhado de um bom livro.

3- Conhecimento
Ler expande o vocabulário e traz uma melhora na análise crítica de um leitor. Quando mais você lê mais você aprende. Palavras novas, situações diferentes, um mundo completamente novo! tudo isso contribui para que o leitor articule melhor e a capacidade da escrita melhore consideravelmente. 

4- Concentração
Ao ler você se envolve com a história e é capaz de se desligar das coisas ao seu redor. É comum você falar com alguém que esteja lendo e a pessoa parece completamente alheia ao que você está falando, isso acontece pois o envolvimento com o livro permite que seu foco seja exclusivamente na leitura. 

5- Boa memória
Ao ler um livro você interage com a história e para chegar ao final, é preciso se lembrar dos acontecimentos e seu cérebro se encarrega de armazenar tudo o que você leu, um ótimo exercício de memorização é ler mais de um livro ao mesmo tempo, pois quando você está lendo você força o cérebro a lembrar de mais de uma situação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário