[Resenha] Na Escuridão dos Dias

3 de maio de 2015

DE CRISTINA DEUTSHC





Na Escuridão dos Dias começa com um cenário de confusão e terror, crianças, idosos, mulheres, homens, todos, todos sofrendo! começava ali uma guerra, Abril de 1992, o local era Bósnia, acho que essa guerra é conhecida, mas aqui podemos explorar suas catástrofes! Milla uma jovem muçulmana nos conta toda a experiência e dor dessa guerra trágica. O livro tem relatos fortes, o que nos dá a impressão de ter sido uma história real, mas acredito que, assim como nossa personagem principal, muitas histórias parecidas aconteceram e que inspiraram Cristina a escrever de forma tão realista.

Quando a guerra começou Milla e sua família, muçulmanos, se refugiram no porão durante três anos e meio, sem qualquer entrada de ar! eles viam todo tipo de violência acontecendo e nada podiam fazer, as mulheres ficavam confinadas naquele porão, para serem poupadas de atos sórdidos, que na redondeza eram cometidos.Os homens muito pouco saíam, somente em casos extremos, eles expunham suas vidas e trancavam as mulheres para salvá-las, durante as poucas saídas, os homens presenciavam maldade por toda a parte.Logo nas primeiras páginas fiquei impactada pela descrição de tais atos, violência gratuita, nem mesmo crianças eram poupadas.

Ao final da guerra, o tio da jovem constrói uma nova casa, onde antes era a casa dela, ali eles refazem suas vidas e Milla aos poucos vai se tornando empregada da família. Mas as coisas começam a mudar quando surge Fateen, árabe, com uma vida luxuosa e que ainda por cima se interessou por ela, uma jovem ( que na cultura dele já havia passado da idade de se casar) magrela, ruiva, sardenta e não muito bonita. Com o passar de alguns dias, diga-se de passagem rápidos dias, Milla se vê casada, morando na casa de um marido que não conhece, junto com toda a família dele e ainda suas 3 esposas e seus muitos filhos.Não sei se por ter sofrido muito durante a vida ou se por ser desconfiada por natureza, mas Milla, por alguma razão, não confia em seu marido Fateen e acha quem tem algo errado, será que ela pode confiar em sua intuição? será que tudo é apenas imaginação? será que ela vai alcançar a felicidade e ter um " felizes para sempre" ? Claro que não vou falar o que acontece no livro, mas o que posso falar é que Milla não é uma jovenzinha frágil, durante a trama ela se mostra uma mulher forte e decidida, que corre atrás do que deseja e não permite que os obstáculos, por maiores que sejam, a façam parar.

Bom gente é isso, eu gostei muito do livro, como havia mencionado, é muito realista e nos traz alguns momentos de reflexão sobre culturas diferentes e pontos de vista diferentes.

Onde encontrar a autora e a obra:

Site / Blog / Facebook / Google+  / Twitter / Skoob /  Tumblr

Nenhum comentário:

Postar um comentário